IPTU: Pagamento do imposto com cartão de crédito pode estar disponível em 2021 na cidade de Osasco-SP

Por meio da divulgação na Imprensa Oficial, a prefeitura de Osasco indicou o cadastro para as empresas operadoras de meios eletrônicos de pagamento. Com isso, diversos tributos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderão ser pagos em 2021 com diversas formas de pagamento. Entre as possíveis opções, estaria o pagamento por cartão de crédito.

Pagamento do IPTU com cartão de crédito pode estar disponível em 2021 em Osasco
Pagamento do IPTU com cartão de crédito pode estar disponível em 2021 em Osasco (Imagem: Divulgação/Cidade de Osasco)

Essa possível adição no ano que vem tornaria mais fácil para os moradores executar os pagamentos. Com a ampliação das formas de pagamento, poderia aumentar a adesão à quitação do imposto.

Além de beneficiar a população, a prefeitura terá um lucro gerado pela empresa. Conforme indicado nas instruções de credenciamento. O repasse será mensal, na quantidade de 1% sobre o valor bruto obtido até o quinto dia do mês subsequente.

Conforme apurado pelo Diário da Região, a prefeitura de Osasco alegou que ainda não há previsão de uma data definida para que os serviços oferecidos pelas operadoras entrem em vigor.

Isso se deve porque ainda haverá o início da fase de testes de integração de sistemas após a análise dos documentos apresentados pelas empresas.

Pedido de isenção do IPTU

Apesar da indefinição da data para o pagamento de meios como o cartão de crédito, o morador da cidade ainda tem a possibilidade se solicitar a isenção do IPTU do ano que vem. Para solicitar o benefício, o interessado deverá acessar este link.

Ao acessar o sistema, será preciso preencher os dados requeridos, digitalizar, em formato PDF, os documentos indicados e anexar. Vale lembrar que o pedido será possível até o último dia útil de novembro deste ano.

Para conferir os documentos obrigatórios, basta acessar o site da Secretaria de Finanças de Osasco.

Caso não seja possível realizar o requerimento pelo site, o interessado precisará agendar previamente o atendimento. O agendamento poderá ser feito pelo Portal 156 ou pelo telefone 3651-7080. Com a data e horário definidos, será preciso comparecer à Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças, munido dos documentos necessários.

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Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.