O dia das eleições municipais para escolha de prefeitos e vereadores se aproxima e chega a hora de separar os documentos para exercer a cidadania. Porém, é nesta hora que muitas pessoas percebem que perderam o mais importante: o título de eleitor. A solução é usar o e-Título no celular.
O e-Título nada mais é que um aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOs, que tem a mesma serventia do título de eleitor impresso no dia da eleição. Neste ano, a votação das candidaturas municipais acontecem no dia 15 de novembro.
Além de servir como documento oficial para votação, o aplicativo também exibe o local de votação da pessoa e permite regularizar a situação eleitoral.
Passo a passo do uso do e-Título
- Baixe o app e-Título na loja de aplicativos do seu celular;
- Insira seus dados nos locais indicados (como nome completo, nome da mãe, se tiver, e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF));
- Crie uma senha de seis dígitos e clique em “Acessar”;
- A tela inicial mostra todas as suas informações cadastradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o número da sua zona eleitoral, a seção de votação, município, situação eleitoral e se a biometria já foi realizada;
- Na parte inferior da tela, clique em “Onde votar” e confira os dados;
- Para voltar para a tela inicial, pressione “X” no canto superior direito da tela.
Quem não puder comparecer na zona eleitoral, pode justificar o voto também usando o aplicativo.
Biometria é obrigatório?
Sim. É obrigatório ter realizado a biometria para conseguir emitir o título de eleitor. Porém, neste ano, excepcionalmente por causa da pandemia do novo coronavírus, o tribunal abriu exceção para quem não conseguiu realizar o procedimento.
No dia 15 de novembro, poderão votar os eleitores mesmo que não tenham realizado a biometria, desde que tenham a documentação impressa ou digital em mãos.
Também por causa da pandemia, o horário de votação foi ampliado. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h, sendo o horário entre 7h e 10h exclusivo para pessoas acima de 60 anos.