Vestibulares 2021: TUDO que as universidades mudaram na aplicação das provas com a pandemia

Pontos-chave
  • Os vestibulares 2021, em todo o Brasil, tiveram que se adaptar por conta da pandemia;
  • De todos os processos seletivos, o da Universidade Estadual de Campinas foi o que mais sofreu alterações;
  • Universidade de Brasília optou pela saída do SiSU;
  • Realização de vestibulares 2021 online é a grande aposta do setor privado de ensino superior.

A pandemia interferiu diretamente nos vestibulares 2021, algumas instituições adiaram as provas, outras optaram por novas formas de ingresso. E há também aquelas que escolheram aplicar o vestibular online.

Vestibulares 2021: TUDO que as universidades mudaram na aplicação das provas com a pandemia
Vestibulares 2021: TUDO que as universidades mudaram na aplicação das provas com a pandemia. Imagem/Reprodução Google

Todo o mundo sentiu os impactos da pandemia causada pelo Covid-19, seja no trabalho, no cotidiano ou nos estudos.

Os vestibulares 2021, em todo o Brasil, tiveram que se adaptar a essa nova realidade, confira agora o que mudou para o próximo ano.

Unicamp

De todos os processos seletivos que aqui traremos, o da Universidade Estadual de Campinas foi o que mais sofreu alterações. Os 77.653 inscritos terão que lidar com mudanças no formato de prova, nas datas, no conteúdo e mais.

Fuvest

A Fundação Universitária para Vestibular é a responsável pelo processo seletivo da USP, um dos mais concorridos do país, e apresentou algumas mudanças para o vestibular 2021, são elas:

Em todos os vestibulares 2021 que serão realizados presencialmente há também a obrigatoriedade do uso de máscara pelos vestibulandos enquanto estiverem nos locais de prova. O distanciamento de 1,5 metro e uso de álcool em gel.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista foi outra instituição que sentiu a necessidade de apresentar mudanças para o processo seletivo.

Um dos métodos adotados pelo vestibular da Unesp é que ele já era realizado em dias diferentes de acordo com as áreas, o que facilitou a sua adaptação:

Vestibulares 2021: TUDO que as universidades mudaram na aplicação das provas com a pandemia
Vestibulares 2021: TUDO que as universidades mudaram na aplicação das provas com a pandemia. Imagem/Reprodução Google

UnB

A Universidade de Brasília apresentou uma grande mudança, que foi sua saída do SiSU para ingresso no próximo ano. Isso porque com a mudança das datas do Enem, utilizar as notas do exame de 2020 poderia atrasar, ainda mais, o inicio do semestre.

IF’s

Os Institutos Federais também adotaram algumas modificações em seus procedimentos de ingresso em 2021. A maioria não vai realizar os vestibulares 2021 de forma tradicional.

Instituições Particulares

A mudança é basicamente a mesma, realização de vestibulares 2021 online, essa é a grande aposta do setor privado de ensino superior.

Nesse caso, há muita controvérsia, pois há a preocupação de fraudes. Para evitar, algumas instituições estão fazendo o uso de sistemas que travam a navegação do computador, evitando que ele tenha a possibilidade de sair da plataforma e acessar outros portais e; também existem instituições que lançaram mão do uso de câmara e microfone para monitorar a movimentação dos candidatos.

Siga acompanhando a nossa editoria de Carreiras no portal FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile