Quais as principais diferenças do Enem 2020 com os vestibulares comuns?

O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e com ele uma maratona de estudos e inscrições também. O Enem já substituí o vestibular em diversas instituições, mas você sabe quais as diferenças entre esses dois processos seletivos?

Quais as principais diferenças do Enem 2020 com os vestibulares comuns?
Quais as principais diferenças do Enem 2020 com os vestibulares comuns? (Imagem/Reprodução Google)

O Enem foi criado em 1998, mas ao longo dos anos foi sendo remodelado, a princípio sua função era ser instrumento avaliativo dos estudantes que concluíam o ensino médio, mas aos poucos foi ganhando a dimensão que hoje possui.

Enem X Vestibular

Podemos sentir algumas diferenças entre esses dois processos avaliativos, são elas:

  1. A primeira, e talvez a maior, é a dimensão dos exames, enquanto oque com a nota do Enem é possível se candidatar a vagas em instituições de todo o pais, sejam elas privadas ou públicas. Os vestibulares são muito pontuais, a não ser que duas ou mais instituições se juntem, o estudante realiza uma prova e concorre a uma vaga apenas naquela universidade.
  2. Estrutura da prova, essa é uma diferença bastante importante de ser citada, os vestibulares tendem a variar a estrutura a depender da banca que organiza, algumas fazem mais contextualização, outras exigem mais conhecimentos teóricos, outras apresentam interdisciplinaridade. Enquanto que o Enem tem um certo “padrão”.
  3. O método de correção também é diferenciado, e pode até gerar certa polêmica, no vestibular importa a quantidade de acertos e apenas isso é contabilizado, enquanto que no Exame Nacional é usado a Teoria de Resposta ao Item- TRI, que avalia a coerência nas respostas, isso pode fazer com que estudantes com mesmo número de acertos tenham notas diferenciadas.
  4. Redação, já sabemos que no Exame nacional o estudante precisa fazer um texto argumentativo-dissertativo e que nele deve apresentar uma proposta de intervenção (isso porque o tema geralmente leva a questões problemáticas). Já nos vestibulares a estrutura varia, em algumas, como é o caso da Unicamp, pode acontecer de o candidato ter duas opções a sua escolha.
  5. Por fim, cabe dizer que com a nota alcançada no Enem é possível se candidatar para estudar em universidades até mesmo de fora do pais, como a University College Dublin na Irlanda, a Ryerson University no Canadá e a Universidadede Coimbra em Portugal.

Para mais informações sobre o Enem 2020, siga acompanhando a nossa seção Carreiras.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA