Quais as principais diferenças do Enem 2020 com os vestibulares comuns?

O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e com ele uma maratona de estudos e inscrições também. O Enem já substituí o vestibular em diversas instituições, mas você sabe quais as diferenças entre esses dois processos seletivos?

Quais as principais diferenças do Enem 2020 com os vestibulares comuns?
Quais as principais diferenças do Enem 2020 com os vestibulares comuns? (Imagem/Reprodução Google)

O Enem foi criado em 1998, mas ao longo dos anos foi sendo remodelado, a princípio sua função era ser instrumento avaliativo dos estudantes que concluíam o ensino médio, mas aos poucos foi ganhando a dimensão que hoje possui.

Enem X Vestibular

Podemos sentir algumas diferenças entre esses dois processos avaliativos, são elas:

  1. A primeira, e talvez a maior, é a dimensão dos exames, enquanto oque com a nota do Enem é possível se candidatar a vagas em instituições de todo o pais, sejam elas privadas ou públicas. Os vestibulares são muito pontuais, a não ser que duas ou mais instituições se juntem, o estudante realiza uma prova e concorre a uma vaga apenas naquela universidade.
  2. Estrutura da prova, essa é uma diferença bastante importante de ser citada, os vestibulares tendem a variar a estrutura a depender da banca que organiza, algumas fazem mais contextualização, outras exigem mais conhecimentos teóricos, outras apresentam interdisciplinaridade. Enquanto que o Enem tem um certo “padrão”.
  3. O método de correção também é diferenciado, e pode até gerar certa polêmica, no vestibular importa a quantidade de acertos e apenas isso é contabilizado, enquanto que no Exame Nacional é usado a Teoria de Resposta ao Item- TRI, que avalia a coerência nas respostas, isso pode fazer com que estudantes com mesmo número de acertos tenham notas diferenciadas.
  4. Redação, já sabemos que no Exame nacional o estudante precisa fazer um texto argumentativo-dissertativo e que nele deve apresentar uma proposta de intervenção (isso porque o tema geralmente leva a questões problemáticas). Já nos vestibulares a estrutura varia, em algumas, como é o caso da Unicamp, pode acontecer de o candidato ter duas opções a sua escolha.
  5. Por fim, cabe dizer que com a nota alcançada no Enem é possível se candidatar para estudar em universidades até mesmo de fora do pais, como a University College Dublin na Irlanda, a Ryerson University no Canadá e a Universidadede Coimbra em Portugal.

Para mais informações sobre o Enem 2020, siga acompanhando a nossa seção Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.