Vestibular 2021 do IFPE vai usar nota do Enem e histórico escolar

As provas do vestibular do IFPE foram canceladas por conta da pandemia causada pelo Covid-19. Com isso, os estudantes ingressarão no instituto por meio da nota do Enem e análise do histórico escolar.

Vestibular 2021 do IFPE vai usar nota do Enem e histórico escolar
Vestibular 2021 do IFPE vai usar nota do Enem e histórico escolar (Imagem/Reprodução Google)

Mais uma vez a pandemia afeta a vida escolar dos brasileiros, agora foi a vez do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE anunciar que não irá realizar a edição de 2021 do seu tradicional vestibular, em vez diss, outras formas de ingresso serão adotadas. Todos os 16 campis do instituto deverão adotar essas medidas para o próximo ano.

Nova forma de ingresso

Com a decisão pela não realização do vestibular no ano de 2021, os estudantes poderão ingressar na instituição de dois jeitos.

Por meio da nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de edições anteriores, ainda não foram divulgados quais as edições serão aceitas, nem a nota mínima exigida.

Também será possível iniciar os estudos superiores no instituto por meio de análise do histórico escolar e realização de redação. Sobre essa segunda forma de ingresso, em nota oficial, o Instituto disse que:

Essa decisão leva em conta um público de potenciais estudantes que não prestou o ENEM e se prepara somente para as provas do vestibular do IFPE”.

O IFPE também garante aos estudantes que a reserva de vagas destinada as cotas continuará a ser ofertada, assim, pessoas negras, pardas, com deficiência e indígenas continuarão a ser atendidas.

Cursos técnicos

O IFPE também não irá realizar a prova de seleção para os cursos técnicos nas modalidades integrado (ensino técnico e médio juntos) e subsequente (cursos oferecidos a quem já concluiu o ensino médio).

Para ingressar no ensino integrado o estudante terá o histórico escola do 8º ano do ensino fundamental analisado, enquanto que para entrar no ensino subsequente será realizada analise escolar do histórico do estudante das duas primeiras séries do ensino médio.

Mais uma vez pensando em oferecer oportunidades justas, o IFPE decidiu não considerar as notas do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio nesse processo seletivo. Pois, muitos alunos tiveram seu desempenho comprometido por conta da pandemia.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a diversas informações sobre o Enem e vestibulares.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA