Ensino médio de São Paulo retoma aulas presenciais nesta terça-feira (3)

As aulas presenciais do Ensino médio retornaram nesta terça-feira (03) nas escolas públicas e particulares do município de São Paulo. A educação infantil e o ensino fundamental continuam com as aulas remotas, sendo permitida apenas às atividades extracurriculares de forma presencial.

Ensino médio de São Paulo retoma aulas presenciais nesta terça-feira (3)
Ensino médio de São Paulo retoma aulas presenciais nesta terça-feira (3) (Imagem: Reprodução/Google)

Nesta terça-feira (03) as escolas municipais, estaduais e privadas puderam retomar as aulas presenciais para o ensino médio no município de São Paulo, porém, o retorno é optativo. A retomada foi autorizada no mês passado pela prefeitura.

“Lembrando que essa autorização para o retorno é para as três redes: a rede municipal, a rede estadual e a rede privada. Ela é voluntária para os pais, de acordo com a decisão já do Conselho Nacional de Educação, e ela deve seguir os protocolos sanitários já estabelecidos”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

As aulas estavam suspensas desde março, no início das restrições sociais para o combate a pandemia de Covid-19. As aulas presenciais para o ensino fundamental também foi permitida pelo governado do estado, João Doria. Porém, a liberação depende da decisão das prefeituras.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação ainda não há um registro de quantas cidades adotaram a decisão do governador, porém, segundo as informações Sorocaba, Piracicaba e São Carlos estão entre as que seguiram a orientação estadual.

Com a volta das aulas presenciais para o ensino médio, as principais escolas afetadas são as estaduais e as particulares. A rede estadual tem mais de 300 mil estudantes matriculados no ensino médico divididas em 611 escolas, enquanto que a rede municipal são 2.410 matriculados em oito escolas.

A prefeitura de São Paulo não informou o quantitativo dos estudantes que poderão retornar as aulas presenciais, já que nem todos poderão estar em sala, já que será necessário garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre eles dentro do ambiente de sala de aula.

Já as escolas particulares, por meio do Sindicato Dos Estabelecimentos De Ensino Do Estado De São Paulo (Sieesp), afirma que as escolas da rede privada estão prontas desde julho para o retorno das aulas presenciais.

“A gente já tá preparado desde julho pra essa volta. Quando foram suspensas as aulas as escolas começaram a se preparar, começaram a fazer mudanças em layout, investiram em protocolos, em equipamentos, pra poder melhorar a condição sanitária da escola”, afirma Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sieesp.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.