Detran: Motoristas de São Paulo podem solicitar 2ª via da CNH no site do órgão

Motoristas que perderam ou tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) furtada ou roubada, podem solicitar a 2ª via do documento pela internet. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) oferece o serviço através de seu site oficial ou aplicativo disponível para tablets e smartphones.

Motoristas de São Paulo podem solicitar 2ª via da CNH através do portal do Detran-SP ou aplicativo (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

Para realizar a solicitação da 2ª via, é preciso efetuar um cadastro no portal do Detran-SP para obter seu login e senha de acesso aos serviços online. Em seguida, o interessado deve clicar em “Serviços Online” e “2ª via da CNH”.

Quem optar por solicitar o documento através de tablets e smartphones, deve baixar gratuitamente o aplicativo “Detran-SP”, disponível nas lojas virtuais Google Play ou Apple e utilizar o mesmo login e senha do cadastro feito no portal. Após isso, dentro do app clique sobre “Pedir 2ª via da CNH”.

Os custos para obter a 2ª via da CNH são de R$ 42,41 da taxa de emissão + R$ 11,00 do envio pelos Correios. Após o pagamento, o documento é entregue em até sete dias úteis no endereço o qual a CNH está cadastrada.

Vale lembrar que para solicitar 2ª via da carteira, o documento deve estar dentro da validade e o motorista não pode estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado. Outras informações e o passo a passo de como pedir a 2ª via da CNH pode ser consultado no portal do Detran-SP, clicando sobre este link.

Detran-SP aumenta os tipos de serviços online

O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ampliou em 48% a quantidade de serviços online, subindo de 43 para 64 no total, incluindo a 2ª via de CNH. De 17 de agosto a 13 de outubro deste ano,1.924.836 de serviços foram feitos através da internet, registrando um número 177% maior comparado aos serviços feitos presencialmente no mesmo período, que totalizaram 694.411.

AvatarGuilherme Moreira
Guilherme Moreira é formado em Criação e Produção Audiovisual pelo CBM (Centro Universitário Barão de Mauá). Atuou como roteirista, produtor e editor do SBT interior e na redação de blogs e sites informativos. Atualmente, trabalha como social media e redator do portal FDR. |  Instagram @guimemoreira