A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) pede que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) mova uma ação contra o C6 Bank. O pedido surgiu após o recebimento de muitas reclamações sobre as condições do empréstimo consignado oferecidos pelo banco.
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) é o órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como função o planejamento, elaboração, coordenação e execução da Política Nacional das Relações de Consumo.
Esse órgão solicitou do INSS uma tomada de atitude contra o C6 Bank, pois vem recebendo muitas reclamações dos consignados.
A principal queixa recebida é sobre a avaliação das condições necessárias para a continuidade das operações de empréstimos consignados.
As reclamações podem ser feitas na plataforma destinada para esse fim (consumidor.gov.br). De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor, das 707 reclamações recebidas entre janeiro a setembro, 471 foram feitas no último mês. Dessa maneira, houve um aumento muito considerável de dois terços da quantidade registrada.
Porém, a empresa afirma que a média de reclamações está em queda em relação à proporção de empréstimos concedidos.
“Em setembro, essa porcentagem foi inferior à média do primeiro semestre”, afirmou em nota a C6 Bank.
O banco declarou que no mês de setembro foram firmados mais de 100 mil contratos de empréstimo consignado, sendo que a quantidade de reclamações no mesmo mês foi de 471.
Dessa maneira, mesmo sendo um número alto, a quantidade representa uma pequena parcela em relação ao número de novos clientes.
Outra reclamação recebida é sobre a impossibilidade ou dificuldade de entrar em contato com o banco.
Além disso, muitos clientes afirmam ter recebido descontos de empréstimos consignados sem terem contratado, ou de ter ocorrido acesso de terceiros no aplicativo Meu INSS.
No aspecto correspondente aos descontos, o C6 Bank afirma que as regras estabelecidas em contrato envolvem ação imediata nos casos em que há qualquer tipo de situação de não conformidade.
Por esse motivo, o recebimento de descontos no empréstimo consignado sem a aprovação ou solicitação.
Ao ser questionado sobre a dificuldade de ser contatado, o banco afirmou, “Todos os casos são resolvidos sem prejuízo ao consumidor. Nossa equipe segue disponível para prestar o melhor atendimento aos nossos clientes”.