Caixa ajusta margem do empréstimo consignado; mudança é para aposentados e pensionistas do INSS

Na última sexta-feira (9), a Caixa Econômica Federal expandiu a margem consignável do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para até 35% dos rendimentos. Antes da novidade ser anunciada, o limite de comprometimento era de no máximo 30%. Saiba mais.

Caixa ajusta margem do empréstimo consignado; mudança é para aposentados e pensionistas do INSS
Caixa ajusta margem do empréstimo consignado; mudança é para aposentados e pensionistas do INSS (Imagem: Reprodução/Google)

As prestações possuem os valores iguais durante todo o período do contrato. Eles são descontados automaticamente do salário ou benefício, sem a precisão de emitir boletos ou comparecer em agências do banco a fim de realizar pagamentos.

CONSIGNADO INSS CAIXA 

Taxa: 

Mínima – 1,34%

Máxima – 1,50%

Prazo   

Máximo

84

A nova margem consignável, permitida pela publicação da Medida Provisória 1006/2020 irá ser oferecida para empréstimos contratados até o mês de dezembro, quando ocorre o encerramento do período de calamidade pública em relação a pandemia do Covid-19.

Além de possibilitar a ampliação do percentual de comprometimento de renda voltado a empréstimos, um percentual de até 5% do total do valor do benefício é destinado para saques ou pagamento da fatura do cartão de crédito, totalizando 40%.

Novos contratos, renovações ou portabilidade de outros bancos

Para novos contratos, renovações ou portabilidade de outros bancos, existe a possibilidade de utilizar um prazo de carência de até 90 dias para iniciar o pagamento das prestações. 

Vencimento do contrato original

O prazo do contrato original também tem a possibilidade de ser aumentado na renovação, tanto para diminuir o valor das parcelas mensais quanto para aumentar o valor do crédito que tem para receber.

Portabilidade do empréstimo 

Para os aposentados e pensionistas que têm o empréstimo consignado contratado em outra instituição bancária podem realizar a solicitação da portabilidade da operação de crédito. 

Depois de efetuar a transferência do empréstimo, o saldo devedor é quitado em conjunto com o banco original e passa a vigorar no banco. O cliente recebe o crédito do valor restante da operação. O valor máximo de empréstimo depende do valor do benefício recebido pelo aposentado ou pensionista.

Simulações 

Valor do benefício R$ 2.000,00 – Valor do Empréstimo  – Margem 30% = 29.600,00 – Margem 35% = 34,500,00 

Valor do benefício R$ 5.000,00 – Valor do Empréstimo – Margem 30% = 68,500,00 – Margem 35% = 79,900,00

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA