Agendamento da prova de vida do INSS já está acontecendo no app e site; veja como fazer 

Os segurados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem se preparar para realizar a prova de vida a partir do mês que vem nas agências da Previdência Social. Tudo indica que em novembro o procedimento comprobatório retorne em todo o país. Confira a seguir como agendar seu horário. 

Agendamento da prova de vida do INSS já está acontecendo no app e site; veja como fazer (Imagem: reprodução/Google)

O Instituto adiou, até 31 de outubro, pela terceira vez a necessidade de realizar a prova de vida. Outras duas suspensões já haviam sido feitas em julho e setembro. Com isso, os segurados do INSS não precisaram realizar o procedimento. 

É preciso estar atento aos comunicados da Previdência Social com relação a prova de vida. Você pode acompanhar todos os detalhes em nossa página de Direitos e Benefícios.

Como agendar horário?

Todo o procedimento de agendamento do horário para realizar a prova de vida pode ser feito online pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo

Após entrar em uma das opções, é necessário fazer o login com o cadastro do gov.br. Dentro do sistema, basta clicar na opção “agendamento” e realizar o procedimento necessário. 

Como ficam os benefícios?

A suspensão da prova de vida não afeta o repasse de pensões e proventos de aposentados, pensionistas e anistiados, que já fizeram aniversário em 2020, mas ainda não realizaram o recadastramento anual. Com isso, esses grupos estão recebendo os valores normalmente. 

Segundo o Governo, caso, por ventura, algum beneficiário tenha o benefício suspenso, é possível reaver a decisão. Para isso, é preciso entrar no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e solicitar o restabelecimento dos proventos. 

Feito isso, o segurado receberá uma nota do deferimento ou não do requerimento. A comunicação será feita automaticamente pelo Sigepe por e-mail. 

Prova de vida online

Em agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao projeto-piloto para testar a prova de vida online, por meio de celulares e tablets. 

Na primeira fase, os beneficiários do INSS começaram a receber mensagens para realizar a prova de vida online. 

No entanto, nem todos os beneficiários receberam a notificação da prova de vida online. Estava prevista a participação de 500 mil segurados do INSS que possuem carteira de habilitação e/ou título de eleitor.

Segundo o Instituto, o grupo selecionado para realizar a prova online está cadastrado nos sistemas biométricos do Tribunal Superior Eleitoral e Departamento Nacional de Trânsito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!