INSS abre portal para reclamações sobre falha no crédito consignado 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu um canal exclusivo para reclamações sobre problemas com o empréstimo e cartão de crédito consignado. O beneficiário pode entrar em contato diretamente com o Portal do Consumidor, por aqui, para relatar os problemas. 

INSS abre portal para reclamações sobre falha no crédito consignado 
INSS abre portal para reclamações sobre falha no crédito consignado (Imagem: reprodução Google)

As transações representam um contrato estabelecido exclusivamente entre o beneficiário e a instituição financeira contratada. Com isso, o INSS não tem nenhum tipo de participação nos contratos. 

Segundo o ouvidor da Economia, Carlos Augusto Moreira, pelo Portal do Consumidor o cidadão terá comunicação efetiva com as instituições financeiras.

O canal é um serviço público gratuito que permite contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. “Caso o cidadão não consiga resolver o problema pelo portal, ele pode procurar o Procon em segunda instância”, esclarece Carlos Augusto.

De acordo com o INSS, outros canais para realizar as reclamações são o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor); e o SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor) e Ouvidoria da própria instituição financeira contratada.

Como usar o Portal do Consumidor do INSS

Confira o passo a passo a seguir para realizar suas reclamações no Portal do Consumidor. 

  • Acesse o site
  • Clique no botão azul “Registrar Reclamação”; 
  • Preencha os campos iniciais da reclamação  selecionando o campo Área: “Serviços Financeiros”. Em seguida  o campo Assunto: “Crédito Consignado / Cartão de Crédito Consignado (para beneficiários do INSS)”; 
  • Em seguida, selecione o Problema e preencha o relato de sua reclamação.

Outros serviços

O INSS destaca ainda que as dúvidas sobre o empréstimo consignado ou necessidade de renegociação dos valores do contrato são tratados sempre diretamente com a instituição financeira contratada.

Prevenção a abusos

A partir de uma parceria do INSS com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão sendo realizados trabalhos para atuar de forma preventiva, impedindo práticas abusivas das empresas.

Uma das medidas anunciadas é a instauração de processos administrativos contra as dez empresas com mais reclamações registradas sobre empréstimo consignado, empréstimo não autorizado e reserva de margem para cartão de crédito. Portanto, esta é mais uma razão para que os consumidores que se sentirem lesados procurem o portal.

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