PIX: Como a nova solução de pagamentos pode impactar nas compras online

Apesar da pandemia do coronavírus ainda assustar os brasileiros, alguns setores aproveitam este período de dificuldade para crescerem e se consolidarem como opções maduras de investimento, como o comércio eletrônico nacional, por exemplo. Com a suspensão das operações físicas por causa das recomendações de distanciamento social, o e-commerce segurou as pontas e ofereceu a mesma rentabilidade. Agora, o setor está ganhando uma opção mais rápida e simples para pagamentos: o Pix.

PIX: Como a nova solução de pagamentos pode impactar nas compras online
PIX: Como a nova solução de pagamentos pode impactar nas compras online (Imagem: Reprodução/Google)

Desenvolvido pelo Banco Central (BC) e com previsão de lançamento para o dia 16 de novembro deste ano, o Pix serve para fazer compras e pagamentos de contas no dia a dia, sem a precisão de cartão para isso, substituindo o DOC e a TED, dois sistemas de transferência de dinheiro, pois o Pix será gratuito e vai oferecer a possibilidade de efetuar transações a qualquer momento de forma instantânea.

A adesão do Pix em lojas virtuais

Para as lojas virtuais, as expectativas são de que essa nova ferramenta acelere ainda mais o processo de finalização de compra, de forma que o cliente conclua seu pedido e faça a confirmação do pagamento instantaneamente. No boleto, por exemplo, o consumidor pode esperar até três dias úteis só para confirmar o pagamento e somente após este período a entrega tem início.

Vantagens do Pix em lojas virtuais

O sistema surge também com o intuito de tornar a forma de pagamento prática e sem atrito na experiência de compra do cliente; ou seja, não há mudança de tela no checkout e todas as informações são transparentes em todos os devices. 

Porém, a entrada de uma nova ferramenta para efetuar pagamentos exige mudanças. As principais adaptações serão nas instituições financeiras, mas há a expectativa no âmbito do comércio eletrônico de um movimento de incentivo na adesão do Pix nas compras online pelas vantagens oferecidas. 

Empresas especializadas em soluções neste setor precisam trabalhar para que os lojistas tenham essa opção quando for possível para conseguir agilizar toda a cadeia de compras.

São mudanças necessárias para o mercado. Para o serviço se tornar popular no país, é necessário que ofereça acessibilidade, segurança, infraestrutura e agilidade na oferta de serviços.

YouTube video player
Sair da versão mobile