Serviços públicos passam por processo de adaptação tecnológica. Nessa quinta-feira (15), o Ministério da Economia liberou os números referentes a transição de atividades federais para as plataformas digitais. De acordo com o levantamento, o portal gov.br conta com mais de 1 mil atendimentos digitalizados. Abaixo, veja as projeções para novas mudanças.
Desde o início do ano passado o governo federal vem se destacando no que diz respeito a transformações e adaptações digitais. Até janeiro de 2019, os serviços públicos representavam cerca de 1 mil novos atendimentos online.
Atualmente, já são cerca de 3.901 serviços públicos, dos quais 2.412 (61,8%) são totalmente digitalizados.
O usuário que se conectar na página poderá contar com a realização de 610 serviços (15,6%) parcialmente digitalizados. No entanto, é válido ressaltar que há uma parte significativa destes que ainda solicitam algum procedimento presencial, como por exemplo, a entrega de documentos.
Já no que diz respeito aos serviços não digitais, são cerca de 879 (22,5%). Estes devem apenas ser agendados pelo portal, mas a resolução deve ser feita com a presença física em alguma agência dos órgãos públicos.
Número de usuários
Até a última quinta-feira (15), o número total de usuários conectados no portal gov.br foi de 81,2 milhões de brasileiros.
O levantamento foi divulgado pela própria Secretaria Especial de Desburocratização, alegando que estes já possuem seu login e senha próprios para ter acesso a plataforma.
Projeções futuras
De acordo com o Ministério da Economia, essa adaptação para o mundo virtual vem gerando uma redução de aproximadamente R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 1,5 bilhão referentes a ausência de descolamento da população e de R$ 500 milhões para o governo.
Diante dos números econômicos positivos para a administração pública o governo espera que até o fim de 2022 sejam digitalizados 100% de seus serviços federais.
A ideia é que estes passem a ser feitos todos pelo portal gov.br de modo que seja possível gerar uma economia de R$ 38 bilhões em cinco anos (de 2020 a 2025), devido ao fim da utilização de papel e a redução da burocracia e da locação de estrutura.
No que diz respeito aos servidores que atuam nesses postos, o governo informou que deverá remanejar para outras funções, como a de análise dos documentos.