Portal Gov.br soma MIL serviços digitalizados; veja lista com os principais

Serviços públicos passam por processo de adaptação tecnológica. Nessa quinta-feira (15), o Ministério da Economia liberou os números referentes a transição de atividades federais para as plataformas digitais. De acordo com o levantamento, o portal gov.br conta com mais de 1 mil atendimentos digitalizados. Abaixo, veja as projeções para novas mudanças.  

Portal Gov.br soma MIL serviços digitalizados; veja lista com os principais (Imagem: Google)
Portal Gov.br soma MIL serviços digitalizados; veja lista com os principais (Imagem: Google)

Desde o início do ano passado o governo federal vem se destacando no que diz respeito a transformações e adaptações digitais. Até janeiro de 2019, os serviços públicos representavam cerca de 1 mil novos atendimentos online.

Atualmente, já são cerca de 3.901 serviços públicos, dos quais 2.412 (61,8%) são totalmente digitalizados. 

O usuário que se conectar na página poderá contar com a realização de 610 serviços (15,6%) parcialmente digitalizados. No entanto, é válido ressaltar que há uma parte significativa destes que ainda solicitam algum procedimento presencial, como por exemplo, a entrega de documentos.  

Já no que diz respeito aos serviços não digitais, são cerca de 879 (22,5%). Estes devem apenas ser agendados pelo portal, mas a resolução deve ser feita com a presença física em alguma agência dos órgãos públicos.  

Número de usuários 

Até a última quinta-feira (15), o número total de usuários conectados no portal gov.br foi de 81,2 milhões de brasileiros.

O levantamento foi divulgado pela própria Secretaria Especial de Desburocratização, alegando que estes já possuem seu login e senha próprios para ter acesso a plataforma.  

Projeções futuras 

De acordo com o Ministério da Economia, essa adaptação para o mundo virtual vem gerando uma redução de aproximadamente R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 1,5 bilhão referentes a ausência de descolamento da população e de R$ 500 milhões para o governo. 

Diante dos números econômicos positivos para a administração pública o governo espera que até o fim de 2022 sejam digitalizados 100% de seus serviços federais.

A ideia é que estes passem a ser feitos todos pelo portal gov.br de modo que seja possível gerar uma economia de R$ 38 bilhões em cinco anos (de 2020 a 2025), devido ao fim da utilização de papel e a redução da burocracia e da locação de estrutura.  

No que diz respeito aos servidores que atuam nesses postos, o governo informou que deverá remanejar para outras funções, como a de análise dos documentos. 

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
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