Estabelecer hábitos para gerenciar melhor o seu dinheiro em busca da estabilidade financeira é um desafio para a maioria das pessoas, pois administrar os ganhos com sabedoria exige disciplina e organização. O assunto foi tema de live promovida pelo Itaú Personnalité para a Semana Mundial do Investidor.
As especialistas Fernanda Astudillo (especialista de produtos de investimentos), Juliana Ranciaro (coordenadora de customer insights) e Karol Rui (analista de conteúdo de investimentos), compartilharam com o site Valor Investe alguns hábitos para ajudar a potencializar os seus investimentos:
1 – Controle as despesas antes de investir
A primeira dica para iniciar sua organização financeira é quitar todas as dívidas. Gastos excessivos com cartões de crédito e cheque especial devem ser extraídos da sua rotina. Caso encontre dificuldade na hora de controlar suas despesas, monte uma planilha orçamentária para incluir todas as receitas e seus gastos.
Dessa maneira, você separa o dinheiro que sobrar para investir.
2 – Estabeleça um objetivo final
Antes de escolher um produto para investir, é necessário que você tenha em mente qual é o seu objetivo. Comprar o tão sonhado imóvel? Trocar de carro? Fazer uma viagem em família?
Ao definir o objetivo final, passe a buscar as melhores alternativas que o ajudarão a alcançá-lo. Por exemplo, se o objetivo for trocar de carro em 06 meses, é importante avaliar e investir em oportunidades de curto prazo. Ou seja, neste caso não é recomendado diversificar seu dinheiro em ativos com um risco maior.
3 – Pense a longo prazo e decida por si mesmo
Os investimentos não foram feitos para serem feitos hoje e resgatados amanhã. A estratégia de investir deve ser pensada em um horizonte de longo prazo.
Realizar um acompanhamento diário do rendimento da aplicação, como faz a maioria das pessoas, não é um hábito saudável na opinião das três especialistas. Em um cenário de oscilação de rendimento, o investidor pode agir por impulso e acabar resgatando o dinheiro antes do tempo.
Outra questão levantada por elas é, que você pode até conversar com seus amigos e familiares sobre os diferentes tipos de investimentos, porém, cada pessoa tem um perfil de investidor diferente. Não necessariamente o investimento que tem sido bom para o seu amigo, pode ser bom para você.
4- Aprenda a se programar
Utilize os serviços oferecidos de aplicação programada. Como funciona? No início do mês, assim que o seu salário entra na conta, você destina parte do valor para aportes mensais de maneira 100% automática. Assim, você garante a quantia para investimentos e pode cobrir as contas fixas e supérfluos com o que sobrar.
5 – Realize um monitoramento periódico
As especialistas não recomendam o monitoramento diário do desempenho dos investimentos, porém você também não deve deixa-los de lado. Deve haver um equilíbrio. Para auxiliá-los, há especialistas da área à disposição para realizar o monitoramento periódico dos seus investimentos.