Negócios: Cinco dicas para fortalecer SEUS investimentos

Estabelecer hábitos para  gerenciar melhor o seu dinheiro em busca da estabilidade financeira é um desafio para a maioria das pessoas, pois administrar os ganhos com sabedoria exige disciplina e organização. O assunto foi tema de live promovida pelo Itaú Personnalité para a Semana Mundial do Investidor.

Cinco dicas de especialistas para fortalecer SEUS investimentos
Cinco dicas de especialistas para fortalecer SEUS investimentos (Imagem: Reprodução/Google)

As especialistas Fernanda Astudillo (especialista de produtos de investimentos), Juliana Ranciaro (coordenadora de customer insights) e Karol Rui (analista de conteúdo de investimentos), compartilharam com o site Valor Investe alguns hábitos para ajudar a potencializar os seus investimentos:

1 – Controle as despesas antes de investir

A primeira dica para iniciar sua organização financeira é quitar todas as dívidas. Gastos excessivos com cartões de crédito e cheque especial devem ser extraídos da sua rotina. Caso encontre dificuldade na hora de controlar suas despesas, monte uma planilha orçamentária para incluir todas as receitas e seus gastos.

Dessa maneira, você separa o dinheiro que sobrar para investir.

2 – Estabeleça um objetivo final

Antes de escolher um produto para investir, é necessário que você tenha em mente qual é o seu objetivo. Comprar o tão sonhado imóvel? Trocar de carro? Fazer uma viagem em família?

Ao definir o objetivo final, passe a buscar as melhores alternativas que o ajudarão a alcançá-lo. Por exemplo, se o objetivo for trocar de carro em 06 meses, é importante avaliar e investir em oportunidades de curto prazo. Ou seja, neste caso não é recomendado diversificar seu dinheiro em ativos com um risco maior.

3 – Pense a longo prazo e decida por si mesmo

Os investimentos não foram feitos para serem feitos hoje e resgatados amanhã. A estratégia de investir deve ser pensada em um horizonte de longo prazo.

Realizar um acompanhamento diário do rendimento da aplicação, como faz a maioria das pessoas, não é um hábito saudável na opinião das três especialistas. Em um cenário de oscilação de rendimento, o investidor pode agir por impulso e acabar resgatando o dinheiro antes do tempo.

Outra questão levantada por elas é, que você pode até conversar com seus amigos e familiares sobre os diferentes tipos de investimentos, porém, cada pessoa tem um perfil de investidor diferente. Não necessariamente o investimento que tem sido bom para o seu amigo, pode ser bom para você.

4- Aprenda a se programar

Utilize os serviços oferecidos de aplicação programada. Como funciona? No início do mês, assim que o seu salário entra na conta, você destina parte do valor para aportes mensais de maneira 100% automática. Assim, você garante a quantia para investimentos e pode cobrir as contas fixas e supérfluos com o que sobrar.

5 – Realize um monitoramento periódico 

As especialistas não recomendam o monitoramento diário do desempenho dos investimentos, porém você também não deve deixa-los de lado. Deve haver um equilíbrio. Para auxiliá-los, há especialistas da área à disposição para realizar o monitoramento periódico dos seus investimentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!