A nota mínima de 400 pontos na redação no Enem deveria ser cobrada para inscrições no Fies em 2021, mas o Governo Federal decidiu adiar essa exigência para 2022.
Em 2022 o mínimo que o candidato deve atingir para se candidatar a uma bolsa do Financiamento Estudantil será de 400 pontos na redação, hoje essa exigência não existe.
Até que esta nova regra seja implementada, o estudante precisa não zerar a redação do Enem.
Quais requisitos mínimos do Fies 2021?
Para o Financiamento de 2021 continuarão valendo as mesmas regras que hoje estão vigentes.
O candidato precisa atingir 450 pontos de média geral (que corresponde a nota obtida ao somar todas as notas das provas e dividir o valor obtido por 5). E ele não pode zerar a redação.
Além disso, a renda familiar continua a ser um dos critérios analisados pelo Fies. A depender da renda familiar o estudante pode conseguir juros zero para seu financiamento.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil faz parte das medidas governamentais que possibilitam o ingresso de pessoas no ensino de nível superior em instituições da rede privada e reconhecidas pelo MEC. O Fies apresenta três modalidades:
- São usados recursos da União e, é possível conseguir juros zero.
- O financiamento acontece com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Essa modalidade é destinada a três regiões do Brasil:regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
- Têm recursos do BNDES.
Independente da modalidade em que o estudante se enquadre, ele começa a quitar o curso logo após a sua formatura. Antes havia um prazo para dar início ao pagamento, mas ele foi extinto.
Para conseguir o financiamento o estudante precisa concorrer às vagas com outras pessoas inscritas. Assim, quanto maior for a sua nota no Enem, mais fácil será ele ter o financiamento aprovado.
Uma questão quanto o Fies é sobre o seu cancelamento, enquanto que em outros programas de ingresso ao ensino superior o cancelamento não acarreta prejuízo, no Financiamento não é assim.
Isso porque, o estudante deve pagar pelo tempo em que fez uso do programa, mesmo que desista dele.
Acompanhe a seção Carreiras do portal FDR e saiba sobre o Enem.