Enem 2020: Quais conteúdos devo priorizar na hora dos estudos?

As provas do Enem 2020 se aproximam e é hora de maximizar os estudos. Já trouxemos diversas dicas, e hoje preparamos mais uma para você conseguir um bom desempenho no Exame e conquistar sua vaga na universidade.

Enem 2020: Quais conteúdos devo priorizar na hora dos estudos?
Enem 2020: Quais conteúdos devo priorizar na hora dos estudos? (Imagem/Reprodução Google)

Estamos a 96 dias da prova do Enem 2020 e os estudos estão a todo vapor, mas você sabe como de fato se preparar para realizar o exame? Sabe os conteúdos que deve priorizar? Hoje vamos te ajudar a entender melhor como deve ser o seu estudo.

Se conheça antes de estudar

Já falamos sobre isso algumas vezes, mas vamos reforçar. É preciso ter conhecimento dos pontos fortes e fracos, assim você consegue organizar melhor seu momento de estudo e a forma como irá fazê-lo.

Isso te ajuda também na elaboração do seu cronograma de estudo, que é extremamente importante.

Afinal, o que devo priorizar?

Primeiro é preciso lembrar que o Enem é dividido em áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Línguas (Portuguesa e Estrangeira: inglês ou espanhol), Literatura, Artes, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Comunicação e Educação Física;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.

Sabendo disso, você deve tentar identificar seus pontos fracos e focar em tornar eles ao menos medianos.

Isso não quer dizer que você vai deixar de estudar o restante das áreas, pelo contrário, mas que precisa gastar um tempo maior tentando adquirir conhecimento suficiente para melhorar algo que pode fazer com que sua média geral fique baixa.

Coisas que você precisa saber sobre o Enem

Acabamos ouvindo muito que o mínimo que a maioria dos processos seletivos aceita de média é 450 pontos.

No entanto, essa média é apenas para a inscrição, existe ainda a nota de corte que é a pontuação mínima que você precisa alcançar para entrar em determinado curso de uma instituição específica.

Ou seja, tente não focar em tirar apenas os 450, pois em muitos processos seletivos você será avaliado pela nota média dos outros candidatos inscritos. Logo, quem possuí o melhor desempenho fica com a vaga.

Isso parece assustador, mas se acalme existem muitas formas de ingresso por meio do Enem, algumas delas são abertas pela própria instituição de ensino sem vínculo com o governo.

Quer mais dicas para o Enem 2020? Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a diversas informações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.