Enem 2020: Como criar um cronograma de estudos antes da prova?

As provas do Enem 2020 se aproximam e os estudantes cada dia mais buscam estratégia para otimizar o tempo de estudo, principalmente em época de pandemia com o isolamento social impedindo as aulas presenciais de inúmeros cursos.

Enem 2020: Como criar um cronograma de estudos antes da prova?
Enem 2020: Como criar um cronograma de estudos antes da prova? Imagem/Reprodução Google

Pensando nisso, o FDR traz dicas de como montar um cronograma de estudo eficaz.

  1. Pontos fracos

O pontapé inicial para criar um cronograma é entender em quais disciplinas ou assuntos eu tenho mais dificuldade. Será que ela tem um peso maior no curso que eu escolhi?

Fez o Enem de 2019? Pegue a prova e analise quais as disciplinas que mais teve dificuldade, em quais errou mais, em quais acertou mais. Caso seja seu primeiro ano fazendo a prova, busque na internet versões anteriores e tente solucioná-la.

Esse momento é importante, pois define em que o estudante deve gastar mais tempo, porque sim, ele precisa fazer do ponto fraco ao menos um ponto mediano.

  1. O que te distrai?

Entender o que tira sua atenção é importante para manter-se afastado durante o horário de estudo. Se forem as redes sociais, avise a todos sobre seus horários e desconecte-se delas.

  1. Lembre-se: é preciso ter OBJETIVO, ESTABELECER NECESSIDADES E HORÁRIOS

O que isso quer dizer? Quer dizer que você precisa traçar objetivos, de preferência escreva eles para não esquecer. Por exemplo, pode ser que você perceba que seu ponto fraco são ciências da natureza, seu objetivo vai ser gastar um tempo maior de estudo nessa área. Estabeleça também um objetivo de média a ser alcançado, baseada no curso que escolheu.

  1. Monte o cronograma para você

É possível ver modelos, observar o cronograma do amigo, mas na hora de montar, não vale copiar. É importante que o cronograma seja personalizado de acordo com minhas dificuldades e habilidades pessoais, com meu tempo disponível, com o curso que eu escolhi, entre outros aspectos.

Em outras palavras, é preciso que ele seja feito por você mesmo, afinal, ninguém nos conhece melhor que nós mesmos.

  1. Estabeleceu horários? Respeite!

Estudando sozinho nós somos nossos maiores vilões. Acabamos adiando o horário, diminuindo ele ou até pulando. Mas, é importante manter o foco, mesmo naqueles dias em que a preguiça bater e a vontade de assistir uma série vier. É preciso ter disciplina, ainda mais estudando de forma remota, além de muita organização.

Alguns sites como o Descomplica oferecem cronogramas de estudo. Mas, lembre-se da dica nº4, é uma sugestão e deve ser adaptado por você a sua realidade.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR e tenha acesso a mais dicas para o Enem 2021.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.