Enem 2020: Veja como fazer simulado da prova para se preparar melhor

Com as datas marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, estudantes de todo o país que pretendem ingressar no Ensino Superior já se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ademais, é uma das principais portas de entradas para a graduação. Praticar simulados pode ajudar nos estudos.

Enem 2020: Veja como fazer simulado da prova para se preparar melhor
Enem 2020: Veja como fazer simulado da prova para se preparar melhor (Imagem: Reprodução Google)

Aplicado anualmente, o exame é separado pelas seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e  suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Essas áreas de conhecimento são divididas em dois dias de prova, com 180 questões objetivas e de múltipla escolha, e ainda assim, tem a prova de redação que exige um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas por parte dos estudantes. 

Ou seja, é um exame que exige muito dos candidatos, e para realizá-lo, é um ano inteiro dedicação. 

Como estudar para o Enem?

O Enem é um exame que reúne os conteúdos que são aplicados para os estudantes durante todo o ensino médio. Por isso, para quem quer começar a estudar para a prova, é preciso reforçar os conteúdos que são passados durante esse período.

Além disso, exige-se, por parte dos candidatos a uma vaga no ensino superior, um planejamento. Não só de conteúdo, mas horários, o que estudar e quando estudar. É importante que se tenha um bom espaço para os estudos, além de um calendário programático. 

Vale a pena, também, prestar atenção no tempo, pois este é fundamental para realização da prova. Bem como praticar muitos exercícios. Para isso, existem diversos sites e aplicativos que oferecem simulados, para que os estudantes possam treinar para o exame.

Afinal, praticar as questões ajuda não só a se familiarizar com o modelo da prova, como também identificar as áreas de maior facilidade e dificuldade do estudante. 

Então: como fazer simulados para a prova do Enem?

Uma maneira de se preparar para a prova do Enem é praticar com exames anteriores. O próprio site do Inep disponibiliza, gratuitamente, as provas que foram aplicadas em exames passados, bem como os gabaritos.  

Ademais, existem muitas plataformas online, tanto pagas quanto gratuitas, que auxiliam os estudantes nos estudos, por meio de simulados. 

Os simulados são provas que reproduzem o mesmo modelo do Enem, trazendo 180 questões objetivas e de múltipla escolha. Alguns contam com cronômetro. Outros não.

Por isso, é válido treinar sempre prestando atenção ao relógio, para que não possa ultrapassar o tempo no dia do Enem. 

Aliás, para quem deseja fazer simulados, listamos abaixo nomes de alguns aplicativos disponíveis em lojas de aparelhos eletrônicos que podem auxiliar nos estudos.

Alguns aplicativos de simulados para o Enem:

AppAprova Enem

O aplicativo possui simulados online e questões originais do exame. Além disso, também indica conteúdos para estudo.

Redação Nota Mil: 

Uma das maiores plataformas de redação, o aplicativo conta com uma lista com 50 textos que ganharam nota máxima no Enem. Além de auxiliar na prática da redação, o app dicas de como evitar erros comuns na escrita.

Questões Enem

O aplicativo oferece todas as provas anteriores. Para aqueles nunca fizeram a prova é válido para conhecer como é o modelo e a estrutura do exame. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!