Enem digital: Como se preparar para fazer a prova online?

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio traz uma novidade, o Enem Digital. Nesse ano ele vem como uma espécie de “versão” teste, já que se pretende fazer a substituição da versão normal por essa em alguns anos.

Enem digital: Como se preparar para fazer a prova online?
Enem digital: Como se preparar para fazer a prova online? (Imagem/Reprodução Google)

Mas, como se preparar para o novo? Isso é o que muitos estudantes brasileiros estão se perguntando nesse momento. Hoje vamos te ajudar nessa questão com algumas dicas.

Enem Digital

Em 2021 ele será aplicado em polos, apenas as pessoas que optaram por essa versão irão participar.

Não se tem ainda plena certeza de como ele será realizado posteriormente, pois como disse Anderson Correia, reitor do ITA, esse tipo de processo seletivo pode gerar fraudes.

Pode até mesmo acontecer o que ocorreu com a UFPel em que a Justiça determinou a suspensão do vestibular online pelo risco de fraude.

Outra questão que deve ser analisada é o fato de que muitos estudantes não têm acesso a internet, o que ficou nítido nesse período de ensino remoto.

Enem diferente mesmo conteúdo?

A aplicação das provas impressa e digital acontecerão em datas diferentes, até porque o suporte necessário não é igual aos dois. Mas, ambas terão 180 questões.

Outro ponto importante é que as questões também não vão ser iguais, por ser uma prova que necessita da tecnologia é possível que em algumas questões haja interação ou até vídeos.

Mas, as áreas do conhecimento são as mesmas nas duas versões do exame:

  • Linguagens e Códigos: engloba Português, Literatura e Língua Estrangeira (em que o estudante pode escolher entre inglês e espanhol). Na inscrição o estudante precisa escolher uma opção entre Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas: diz respeito as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza: traz questões sobre Biologia, Química e Física;
  • Matemática: a própria disciplina e suas diversas áreas internas.

O que permanece de igual é a redação, ela será impressa, então o candidato ainda precisa levar caneta esferográfica preta em material transparente no dia da prova.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a mais dicas para o ENEM 2020.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.