Veja nota mínima da redação do Enem exigida para inscrição no Fies

A nota mínima de 400 pontos na redação no Enem deveria ser cobrada para inscrições no Fies em 2021, mas o Governo Federal decidiu adiar essa exigência para 2022.

publicidade
Veja nota mínima da redação do Enem que será necessária para inscrição no Fies
Veja nota mínima da redação do Enem exigida para inscrição no Fies. (Imagem/Reprodução Google)
publicidade

Em 2022 o mínimo que o candidato deve atingir para se candidatar a uma bolsa do Financiamento Estudantil será de 400 pontos na redação, hoje essa exigência não existe.

Até que esta nova regra seja implementada, o estudante precisa não zerar a redação do Enem.

Quais requisitos mínimos do Fies 2021?

Para o Financiamento de 2021 continuarão valendo as mesmas regras que hoje estão vigentes.

O candidato precisa atingir 450 pontos de média geral (que corresponde a nota obtida ao somar todas as notas das provas e dividir o valor obtido por 5). E ele não pode zerar a redação.

Além disso, a renda familiar continua a ser um dos critérios analisados pelo Fies. A depender da renda familiar o estudante pode conseguir juros zero para seu financiamento.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil faz parte das medidas governamentais que possibilitam o ingresso de pessoas no ensino de nível superior em instituições da rede privada e reconhecidas pelo MEC. O Fies apresenta três modalidades:

  1. São usados recursos da União e, é possível conseguir juros zero.
  2. O financiamento acontece com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Essa modalidade é destinada a três regiões do Brasil:regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
  3. Têm recursos do BNDES.

Independente da modalidade em que o estudante se enquadre, ele começa a quitar o curso logo após a sua formatura. Antes havia um prazo para dar início ao pagamento, mas ele foi extinto.

Para conseguir o financiamento o estudante precisa concorrer às vagas com outras pessoas inscritas. Assim, quanto maior for a sua nota no Enem, mais fácil será ele ter o financiamento aprovado.

Uma questão quanto o Fies é sobre o seu cancelamento, enquanto que em outros programas de ingresso ao ensino superior o cancelamento não acarreta prejuízo, no Financiamento não é assim.

Isso porque, o estudante deve pagar pelo tempo em que fez uso do programa, mesmo que desista dele.

Acompanhe a seção Carreiras do portal FDR e saiba sobre o Enem.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.