Enem 2020: 5 verdades sobre a prova que VOCÊ precisa saber

Pontos-chave
  • Preparação antes da prova é primordial para bons resultados;
  • Redação tem peso considerável na nota final;
  • Inep vai alterar questões do Enem físico e Enem digital;
  • Nota final de acordo com desempenho em cada conteúdo.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam. Elas acontecem entre os dias 17 e 31 de janeiro do ano que vem, tanto para os candidatos que realização o processo impresso, quanto os que farão, pela primeira vez, através da internet. Mas saber o conteúdo não é a única estratégia para se dar bem. Outros itens são fundamentais um bom desempenho.

Enem 2020: 5 verdades sobre a prova que VOCÊ precisa saber
Enem 2020: 5 verdades sobre a prova que VOCÊ precisa saber (Imagem: Montagem / FDR)

Preparação pré prova é importante

Antes mesmo de chegar o grande dia, é importante que os candidatos tenham conhecimento total do edital do Enem. Ele traz todas as informações sobre inscrições, provas e resultados.

Tanto o edital impresso quanto o digital (sim, são diferentes) estão disponíveis no site do Inep.

É importante também ter impresso e bem guardado o cartão de confirmação de inscrição. Ele é um documento. O cartão é disponibilizado algumas semanas antes da aplicação das provas.

Nele contém: número de inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado (se solicitado), opção pelo Enem impresso ou digital e a opção de língua estrangeira escolhida pelo candidato.

Outra dica é baixar o aplicativo do Enem, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOs.

Ele traz informações como local de prova, gabaritos, resultados, vista pedagógica da redação, além de simulados oficiais. Podendo ser uma grande aliado à sua preparação.

Redação merece tempo extra

Há quem prefira iniciar o Enem pela redação e quem prefira deixá-la por último. Fato é que o formato deve ser de um texto dissertativo-argumentativo desenvolvido a partir de uma situação-problema apresentada no enunciado.

Neste amo, o Inep divulgou a Cartilha do Participante – Redação no Enem com dicas de como estruturar o texto explicações sobre a correção e os critérios usados na distribuição dos pontos.

Ao seguir todas as dicas, é bem possível que o candidato consiga alcançar a nota máxima: 1000 pontos.

Foi disponibilizado também um manual de capacitação dos corretores de redação para que os candidatos entendam como é feito este processo. Vale ressaltar que a Cartilha também é disponibilizada em Libras.

Enem 2020: 5 verdades sobre a prova que VOCÊ precisa saber
Enem 2020: 5 verdades sobre a prova que VOCÊ precisa saber (Imagem: Montagem / FDR)

Enem digital x Enem impresso

Ao contrário das informações que circulam, a prova digital, que acontece pela primeira vez neste ano para 100 mil inscritos, não será mais fácil que a prova impressa.

A constituição da prova e os conteúdos cobrados são similares ao formato impresso e também segue a correção do Enem tradicional. Isso não quer dizer que as questões serão as mesmas.

Vale lembrar ainda que o nível de dificuldade de ambas tem que seguir a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Saiba como calcular a nota do Enem

A média do Enem é calculada através da soma das notas das cinco provas com a redação. Deste resultado, é feita uma divisão por 5. O cálculo vale para as provas impressas e digitais.

Por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), porém, é preciso levar em conta o peso de cada área de conhecimento, que se divide em: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e Tecnologias e Matemática.

O TRI faz com que o cálculo não seja feito apenas pela quantidade de questões certas ou erradas, mas pelas características de cada questão e padrão de resposta de cada inscrito, altamente variável.

Com base nas edições anteriores, a média nacional no país é de cerca de 500 pontos. Vale ressaltar que zerar a redação, seja por qual for o motivo, pode até anular sua inscrição a depender da instituição ou do benefício solicitado.

Confira as notas mínimas e máximas do Enem 2018 e 2019

Provas ENEM 2019 ENEM 2018
Nota Mín. Nota Máx. Nota Mín. Nota Máx.
Linguagens e Códigos 322 801,7 318,8 816,9
Ciências Humanas 315,9 835,1 387,2 850,4
Ciências da Natureza 327,9 860,9 362,5 869,6
Matemática 359 985,5 360,0 996,1