Nesta segunda-feira (5), começou o cadastramento de chave no sistema Pix e muitos clientes dos principais bancos privados no Brasil se queixaram de dificuldades para acessar os aplicativos de celular e demais plataformas digitais das instituições financeiras.
Alguns clientes relacionaram a instabilidade nos aplicativos e canais digitais dos bancos com o cadastramento de chaves no Pix, porém até o momento nenhum banco informou existir realmente uma relação entre esses ocorridos.
Relato dos usuários
Nas redes sociais, usuários relataram ter dificuldade para acessar os canais dos bancos Bradesco, Itaú e Santander.
“Demora seis meses pra chegar o dia 5, quando chega o app não funciona aí. É brincadeira né”, reclamou um cliente que utiliza as plataformas digitais do Bradesco.
“Faturam bilhões por ano e não conseguem fazer um aplicativo que funciona… A desculpa dos caras é o PIX, hoje é dia 5! Planejamento 0”, reclamou um cliente do Itaú.
Esclarecimento dos bancos
De acordo com a nota que foi enviada ao site G1, a assessoria do Banco Bradesco relatou que foram registrados “momentos de instabilidade no aplicativo” e que equipes da instituição já estavam trabalhando para normalizar a plataforma. Disse ainda que os demais canais do banco permanecerão ativos.
Nas redes sociais, o Santander respondeu as reclamações dos usuários que disseram estar com dificuldades no acesso informando estar “com instabilidade nos canais digitais” e aconselhando os clientes a tentarem acessar novamente mais tarde.
O Banco Central (BC), que é o responsável pela criação do Pix não informou se há de fato relação entre a instabilidade das plataformas e o início do cadastramento das chaves do Pix no sistema, mas ressaltou que não existe data limite para realizar o cadastramento , seguindo por tempo indeterminado os cadastros.
Mais informações sobre o Pix
Com o objetivo de facilitar transações financeiras, o Pix é uma novo sistema criado pelo Banco Central a fim de efetuar pagamentos e transferências a qualquer momento de forma instantânea.
Além desta função, o mercado espera que a ferramenta substitua DOCs e TEDs, por ser gratuita e estar disponível a qualquer hora, todos os dias da semana e a quantia cair instantaneamente.