PIX: Cadastro dos bancos começa hoje; saiba mais sobre a nova solução de pagamentos

A partir de hoje (5), o Banco Central (BC) disponibiliza oficialmente para a população o cadastro nos bancos e instituições para o sistema Pix. Este sistema permitirá transferências financeiras em até 10 segundos, com funcionamento em todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Cadastro dos bancos do sistema Pix começa hoje; saiba mais sobre a nova solução de pagamentos
Cadastro dos bancos do sistema Pix começa hoje; saiba mais sobre a nova solução de pagamentos (Imagem: Reprodução/Google)

O cadastro e as transações ficaram sob a responsabilidade das instituições financeiras. Todas estas empresas que tiverem mais de 500 mil clientes serão obrigadas a adotar o sistema a partir de hoje.

Diversas instituições já haviam feito um pré-cadastro com os clientes interessados. Sendo assim, hoje será o dia para a confirmação da facilidade no sistema, por meio da chave Pix.

A chave Pix funciona como um facilitador para realizar as transferências financeiras, pois o cliente poderá realizar o cadastro com alguma informação de identificação, como e-mail ou o número de celular, e evitar ter que digitar dados extensos toda vez que tiver que realizar alguma movimentação.

“Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX. Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação”, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Sobre as vantagens oferecidas, o especialista em informações para o mercado financeiro, Gustavo Cunha, afirmou ao InfoMoney que o novo sistema possibilitará recebimentos e pagamentos sem diversos intermediários, como temos hoje.

“Seu celular será a forma de transferir e receber dinheiro. Muitas outras funcionalidades que já existem em outros países que implementaram pagamentos instantâneos serão possíveis no Brasil com o Pix. Junto com o open banking o Pix vai colocar o Brasil novamente na lista dos países que lideram a inovação no mercado financeiro”, relata.

Na última sexta-feira (2), o Banco Central confirmou que 644 instituições estavam prontas para o início do cadastro. O processo se inicia hoje e durará até dia 2 de novembro. A aprovação das instituições dependerá de aprovação na etapa cadastral e homologatória.

Mais de um milhão de cadastros em poucas horas

O Banco Central divulgou hoje a tarde que já foi registrado um milhão de registros das chaves Pix. Até o período da manhã, havia sido confirmado cadastro de 200 mil chaves. Na primeira hora de liberação para o procedimento já tinha 50 mil chaves. Ou seja, em uma hora e meia, do início até 11h30, o aumento foi de 300%.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.