No Distrito Federal, comunidade carente contará com atendimento médico ao longo dos próximos dias. Uma iniciativa da Sesc permitirá que milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social realizem exames e vistorias de saúde gratuitamente. A ação passará a ocorrer a partir do dia 3 de outubro em várias regiões da cidade.
Com uma realidade de pandemia e desigualdade social amplificada, o Sesc DF estará realizando o projeto social Vila Sesc + Saúde neste fim de semana. A iniciativa permitirá que moradores das periferias de Sol Nascente, Itapoã, entre outras, tenham acesso a avaliações médicas.
Em Sol Nascente, o serviço será feito das 9h às 15h nos dias 3 e 4 de outubro. Para participar, basta comparecer aos pontos de atendimento e aguardar nas filas. Entre os exames realizados, estão aqueles que cunho preventivo e também a testagem da covid-19.
Além disso, serão feitas também consultas médicas nas mais variadas áreas com a participação de profissionais parceiros do projeto. Já nos dias 17 e 18 deste mês, a mesma ação será feita em Itapoã e nos dias 24 e 25 em Riacho Fundo.
De acordo com a diretora de Programas Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, a iniciativa foi motivada mediante a acentuada desigualdade social que se destaque no DF. Ela explica que estas pessoas, encontram-se em uma situação de vulnerabilidade social ainda maior durante esse período de pandemia.
“Pensando nisso e levando em conta a missão social do Sesc, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, o Vila Sesc Mais Saúde vai até essa população menos favorecida, oferecer serviços de forma gratuita, de modo que crianças, jovens e adultos, sejam contemplados com assistência qualificada e humanizada”, ressalta Nina.
Mais de 15 mil pessoas atendidas
A expectativa do projeto é que sejam feitos mais de 2,5 mil atendimentos por dia. Desse modo, até o fim do mês espera-se que 15 mil pessoas sejam avaliadas, sendo realizadas 420 consultas e 900 mulheres atendidas com o exame preventivo.
Para os testes de covid, haverão 20 pontos de coletas espalhados pelas regiões. Serão montados também consultórios médicos para a realização de exames de ginecologia e os moradores ainda terão direito a receber lanches e kits com máscara protetora e preservativo.