SESC DF inicia testagem do Covid-19 para cidadãos retornarem ao trabalho

Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas precisaram fechar as portas para que o vírus não tivesse uma propagação ainda mais rápida. Mas, em alguns estados do país, serviços e comércios já iniciam a sua retomada ainda de forma lenta e gradual, sempre observando os critérios definidos pela gestão estadual e também municipal. No Distrito Federal, o Serviço Social do Comércio do estado, o Sesc-DF, irá auxiliar à população na realização da testagem para a confirmação ou não a contaminação pelo Covid-19.

publicidade
SESC DF inicia testagem do Covid-19 para cidadãos retornarem ao trabalho
SESC DF inicia testagem do Covid-19 para cidadãos retornarem ao trabalho (Foto: Pixabay)
publicidade

A medida foi compartilhada pelo governo federal, como uma das propostas para retomada da economia local. Ações começaram a ser realizadas desde a última terça-feira (26) nos comerciários de Brasília. Inciativa é uma parceria entre a Federação do Comércio (Fecomércio-DF) e o distrito.

Com a testagem desta população, será iniciada a retomada gradual dos comércios locais. Segundo o Sesc DF, serão 500 testes disponibilizados para a população definida a realizar o procedimento. Este número representa o quantitativo na unidade 504 Sul.

Nela, os selecionados deverão comparecer para receber o diagnóstico sob o esquema de drive-thru (dentro dos veículos). Ainda haverá outra estação para atendimento físico. Serão 45 funcionários realizando o procedimento.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Francisco Maia, os testes foram cedidos pela Secretária de Saúde. Mas, a operação de testagem será realizada pelo Sesc, “como medida para diagnosticar funcionários que possam estar contaminados e assintomáticos”, finaliza.

Irão realizar os testes apenas aqueles comerciantes e seus devidos empregados, que são credenciados pelo Sesc – com a carteirinha ou carteira de trabalho devidamente registrada no setor. Estes devem realizar um atendimento prévio para o procedimento, como informa o diretor regional do Sesc DF, Marco Túlio Chaparro.

Para realizar a testagem, o contemplado deverá fazer o agendamento através do site Testa DF. Ao total, serão três equipes que irão realizar o atendimento à população. Sendo assim, quando chegar ao local, atendimento será ágil, garante Chaparro.

Apenas com o resultado do exame em mãos é que os patrões serão autorizados a aceitar a volta de seus funcionários. Caso dê positivo, o cidadão deve retornar para a sua casa e cumprir o isolamento de 15 dias, se o quadro clínico piorar o recomendado é procurar o sistema de saúde com urgência.