Sesc-DF cria programa de prevenção à saúde nas comunidades carentes

No Distrito Federal, comunidade carente contará com atendimento médico ao longo dos próximos dias. Uma iniciativa da Sesc permitirá que milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social realizem exames e vistorias de saúde gratuitamente. A ação passará a ocorrer a partir do dia 3 de outubro em várias regiões da cidade. 

Sesc-DF cria programa de prevenção à saúde nas comunidades carentes (Imagem: Google)
Sesc-DF cria programa de prevenção à saúde nas comunidades carentes (Imagem: Google)

Com uma realidade de pandemia e desigualdade social amplificada, o Sesc DF estará realizando o projeto social Vila Sesc + Saúde neste fim de semana. A iniciativa permitirá que moradores das periferias de Sol Nascente, Itapoã, entre outras, tenham acesso a avaliações médicas.  

Em Sol Nascente, o serviço será feito das 9h às 15h nos dias 3 e 4 de outubro. Para participar, basta comparecer aos pontos de atendimento e aguardar nas filas. Entre os exames realizados, estão aqueles que cunho preventivo e também a testagem da covid-19.  

Além disso, serão feitas também consultas médicas nas mais variadas áreas com a participação de profissionais parceiros do projeto. Já nos dias 17 e 18 deste mês, a mesma ação será feita em Itapoã e nos dias 24 e 25 em Riacho Fundo.  

De acordo com a diretora de Programas Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, a iniciativa foi motivada mediante a acentuada desigualdade social que se destaque no DF. Ela explica que estas pessoas, encontram-se em uma situação de vulnerabilidade social ainda maior durante esse período de pandemia.  

“Pensando nisso e levando em conta a missão social do Sesc, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, o Vila Sesc Mais Saúde vai até essa população menos favorecida, oferecer serviços de forma gratuita, de modo que crianças, jovens e adultos, sejam contemplados com assistência qualificada e humanizada”, ressalta Nina. 

Mais de 15 mil pessoas atendidas 

A expectativa do projeto é que sejam feitos mais de 2,5 mil atendimentos por dia. Desse modo, até o fim do mês espera-se que 15 mil pessoas sejam avaliadas, sendo realizadas 420 consultas 900 mulheres atendidas com o exame preventivo. 

Para os testes de covid, haverão 20 pontos de coletas espalhados pelas regiões. Serão montados também consultórios médicos para a realização de exames de ginecologia e os moradores ainda terão direito a receber lanches e kits com máscara protetora e preservativo. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.