O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Emergencial é um benefício do governo federal, pago pela Caixa Econômica, aos trabalhadores que possuem conta ativa ou inativa do FGTS, com saldo. O benefício é de R$ 1.045,00 por trabalhador.
O saque pode ser de uma conta ativa ou inativa, ou seja, do emprego atual ou de empregos anteriores.
O FGTS emergencial foi uma das medidas encontradas pelo Governo Federal para ajudar os brasileiros a enfrentar a crise econômica causada pela pandemia do Covid-19. Todo trabalhador com registro em carteira tem direito ao fundo de garantia.
Desde o último dia 19, os nascidos em maio já podem sacar a quantia depositada nas contas. É preciso comparecer até uma agência da Caixa Econômica com documento de identificação, por exemplo: carteira de trabalho, RG ou CNH. Esses documentos devem informar o número do NIS ou CPF.
O próximo saque disponível será para os nascidos em junho. O dinheiro vai ficar disponível para saque a partir de 3 de outubro.
O trabalhador que não tiver interesse em receber o FGTS emergencial poderá solicitar o desfazimento, tendo o dinheiro devolvido à conta do FGTS sem nenhum prejuízo.
A Caixa também informou que se não houver movimentação na conta até o dia 30 de novembro o valor será devolvido ao Fundo, podendo ser sacado até 31 de dezembro.
Calendário de pagamento do FGTS emergencial
Mês de nascimento – Crédito em conta – Saque e/ou transferência
- janeiro – 29 de junho – 25 de junho
- fevereiro – 6 de julho – 8 de agosto
- março – 13 de julho – 28 de agosto
- abril – 20 de julho – 5 de setembro
- maio – 27 de julho – 19 de setembro
- junho – 3 de agosto – 3 de outubro
- julho – 10 de agosto – 17 de outubro
- agosto – 24 de agosto – 17 de outubro
- setembro – 31 de agosto – 31 de outubro
- outubro – 8 de setembro – 31 de outubro
- novembro – 14 de setembro – 14 de novembro
- dezembro – 21 de setembro -14 de novembro
A liberação dos créditos iniciou no dia 29 de junho para os nascidos em janeiro e os saques tiveram início no dia 25 de junho.
A princípio, esses pagamentos serão realizados na poupança social digital da Caixa, sendo disponibilizado para pagamentos e compras através do cartão de débito virtual.
O último repasse de valores ocorreu em 21 de setembro. O saque, no entanto, só é possível a partir de 14 de novembro.