Caixa TEM: Aprenda a resolver problemas mais comuns do aplicativo

PONTOS CHAVES

  • Erros no Caixa Tem travam pagamentos do auxílio emergencial e FGTS
  • Cidadão deve ir até a Caixa para atualizar seus dados
  • Aplicativo pode ser reinstalado em caso de entraves

Segurados do auxílio emergencial seguem enfrentando dificuldades com o Caixa Tem. Meses após o lançamento da poupança digital da Caixa Econômica Federal, muita gente ainda está indo até uma agência bancária só para tirar dúvidas e resolver problemas na ferramenta. Visando otimizar a vida do leitor, no texto abaixo explicaremos as principais resoluções do app. Confira.  

Caixa TEM: Aprenda a resolver problemas mais comuns do aplicativo (Imagem: Google)
Caixa TEM: Aprenda a resolver problemas mais comuns do aplicativo (Imagem: Google)

Antes de mais nada, você precisa entender o que é o Caixa Tem e como ele funciona. Trata-se de um app desenvolvido pela Caixa para permitir que os segurados utilizem os valores enviados para a poupança digital. Atualmente, há dois pagamentos sendo feitos por ele: auxílio emergencial e saque emergencial do FGTS.  

O aplicativo permite que o cidadão consiga fazer pagamentos, transferências e compras por meio da utilização de seu cartão de débito virtual. Além disso, é possível conferir o saldo e acompanhar o andamento dos benefícios a serem recebidos.  

Resolução de problemas no Caixa Tem 

O primeiro problema detectado pela maioria dos segurados é o erro no número do celular. Nesse caso, o cidadão vai ter que ir até uma agência da Caixa para poder trocar o telefone.

Sim, o procedimento só pode ser feito por um agente bancário e você deve esperar, nos guichês de atendimento, para confirmar se a mudança foi concluída com êxito. 

Apenas com o número do celular correto é que se consegue ter acesso a carteira digital. Para poder se conectar a plataforma e usufruir de seus serviços, o usuário recebe um código de acesso, por sms, concedendo a autorização.  

Perda de e-mail ou mudança de senha 

Nesse caso, também é preciso ir até uma agência para poder fazer a correção. O cidadão precisa apresentar seu RG ou qualquer outro documento de identificação com foto. É importante frisar que tais serviços só podem ser feitos pela Caixa.  

Evite se conectar com demais sites ou ferramentas online para não acabar caindo em golpes e ter seu benefício roubado.  

Aplicativo travando  

Em caso de erros na ferramenta, tente inicialmente desinstalar, atualizar o celular e depois instalar novamente. Em dias de pagamento, é normal que o sistema fique sobrecarregado e dessa forma o acesso fique um pouco mais lento. Uma boa dica é utilizar fora dos horários de pico.  

Caixa TEM: Aprenda a resolver problemas mais comuns do aplicativo (Imagem: Google)
Caixa TEM: Aprenda a resolver problemas mais comuns do aplicativo (Imagem: Google)

Documento não reconhecido  

Nesse caso é preciso conferir os dados de registros presentes em seu cadastro. Caso identifique que algum número ou outra informação foi errado, você precisará ir até a Caixa, com os informes corretos e atualizar o registro. Somente após a confirmação é que sua conta ficará autorizada para uso.  

Pagamentos de boletos no Caixa Tem

Se você tiver problemas na hora de pagar os boletos, confira se o código de barras está com a leitura legível ou se você digitou os números corretamente.

Normalmente, na hora de copiar e colar essas informações é comum que haja uma troca ou ausência de dígitos. Basta revisar as informações e confirmar o valor e dados do recebedor.  

Se ainda assim, se a ferramenta não funcionar tente se desconectar e depois retorne a plataforma para tentar mais uma vez.  

Transferências  

As transferências bancárias estão sendo realizadas pelo chat do Caixa Tem. Ao se conectar, você deve informar o serviço desejado.

No caso de TED, informe os dados da conta bancária e titular para quem você estará fazendo o envio, depois verifique se as informações estão corretas, repasse o valor e confirme a ação.  

Não esqueça de guardar o comprovante da transição, pois se houver algum erro e o valor não for creditado, você consegue reaver na Caixa.  

É válido ressaltar que o Caixa Tem funciona apenas por meio da plataforma digital e não é possível fazer saques diretos na plataforma.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.