A Universidade de Campinas (Unicamp) bateu o recorde de inscritos que estudam na rede pública. Ao todo, foram 77.653 inscrições para o vestibular 2021. O recorde anterior era da última edição, quando foram inscritos 72.859 candidatos. Os dados são da comissão organizadora de vestibular (Comvest).
Os inscritos poderão concorrer a 3.237 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, em São Paulo.
Neste número estão inclusas as 639 vagas que seriam destinadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas foram vetadas por incompatibilidade no calendário da instituição.
As provas da primeira fase serão aplicadas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021. A segunda etapa acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Segundo a Comvest, os locais de provas dos candidatos serão divulgados no dia 11 de dezembro deste ano.
Um levantamento divulgado pela Comvest mostra que 34,2% dos candidatos são estudantes de escolas públicas. Ou seja, 77.753 inscritos. Na edição anterior, a porcentagem deste grupo era de 32,2%.
“O número de candidatos isentos subiu quatro pontos percentuais, passando de 10,1% no Vestibular 2020, para 14,1% este ano, marca também nunca alcançada”, informou a Comvest, em nota.
Por outro lado, o percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos caiu de 21,3% para 21% dos candidatos inscritos. O índice do Vestibular 2019 havia sido de 21,8%.
Concorrência acirrada
O levantamento mostra também que os cursos mais procurados pelos candidatos a ingressarem na Unicamp são: medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.
Independente do curso escolhido, todos terão que cumprir as 72 questões objetivas, sendo 12 de língua portuguesa e literatura, 12 de matemática e 8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química, na primeira fase.
A segunda fase acontece em dois dias. No primeiro, os candidatos devem responder 8 questões de português, 2 interdisciplinares de inglês e escrever uma redação.
No segundo dia, 6 questões de matemática, 2 de ciências humanas, 2 de ciências da natureza e a parte específica por área.
Livros que serão cobrados no vestibular 2021 da Unicamp
- Sonetos escolhidos, de Camões;
- Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
- O Espelho, de Machado de Assis;
- O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
- A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;
- O Ateneu, de Raul Pompeia;
- Sermões, de Antonio Vieira.