De acordo com o deputado Ricardo Barros (PP-PR), um novo programa social e a reforma tributária serão anunciados na próxima semana. Porém, o parlamentar não adiantou nenhuma informação sobre como o benefício será financiado e nem quais foram às soluções encontradas para enxugar os gastos com a folha de pagamento.
Barros afirmou, na última quarta-feira (23), que a Câmara dos Deputados deve receber na próxima semana, as propostas de um novo programa social que deve substituir o Bolsa Família e a próxima fase da reforma tributária.
O líder do governo na Câmara de Deputados fez o anúncio após uma reunião com os líderes do Congresso Nacional no Palácio do Planalto. O deputado estava acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.
Segundo o deputado Ricardo Barros, o novo programa social não se chamará mais Renda Brasil e deve ser incluída na proposta de emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo.
O senador Marcio Bittar (MDB-AC) é o relator do novo programa social e recebeu aval do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido) para defender a proposta no Congresso.
Bittar deve apresentar um relatório mostrando de onde sairá os recursos para custear o novo programa que já recebeu o nome de Renda Cidadã. O Renda Cidadã deve substituir e ampliar o Bolsa Família, crido durante a gestão petista.
“Nós estamos construindo com o senador Márcio Bittar o texto do pacto federativo [Bittar é o relator da proposta], onde estará o conceito de renda mínima, e a equipe econômica estará construindo também o texto que será encaminhado para a reforma tributária. Esses textos serão submetidos aos líderes da Câmara e do Senado. Estamos buscando fazer isso na próxima semana. Evidente que depende de condensarmos as soluções e podermos apresentar isso para os senhores líderes”, disse Ricardo Barros.
O parlamentar não deu mais explicações e nem respondeu as perguntas realizadas pelos jornalistas. Ficando sem apresentar de onde sairia o dinheiro para financiar o novo benefício, ou esclarecer como funcionará a reforma tributária.