Como conseguir 100% de bolsa pelo Prouni? Entenda aqui!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal com a finalidade fornecer bolsa de estudo, parcial ou integral, em instituições particulares aos estudantes de todo o Brasil.

Como conseguir 100% de bolsa pelo Prouni? Entenda aqui!. Imagem/Reprodução Google
Como conseguir 100% de bolsa pelo Prouni? Entenda aqui! (Imagem/Reprodução Google)

O programa usa a nota do Enem como critério para selecionar os estudantes contemplados com as bolsas. Só de vagas remanescentes o Prouni 2020 ofereceu 90 mil bolsas de estudo.

Critérios para participar do Prouni

O primeiro requisito que o estudante deve atender é não possuir diploma de nível superior. Ele também precisa ter participado da última edição do Enem e não pode ter zerado a redação, nem ter alcançado média inferior a 450 pontos.

Conquiste uma bolsa integral

Para ter direito a bolsas integrais de estudo o estudante precisa atender a alguns critérios:

  • Renda bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública, ou ser pessoa portadora de deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (professores podem concorrer apenas às bolsas dos cursos de licenciatura)

Calcule a renda familiar

Muito se fala em renda familiar bruta. Mas, você sabe fazer o cálculo para saber a sua? Para fazer o cálculo basta seguir nosso passo a passo:

  • Faça a soma da renda bruta casa que você (aquele valor que conta no contracheque sem os descontos do INSS, imposto de renda, entre outros) de todos os membros da família que residem na mesma casa.
  • Pegue o valor obtido e divida pela quantidade de pessoas que moram na mesma cada.

O valor obtido é a renda bruta. Concursos, vestibulares e o Enem fazem uso dessa renda para oferecer isenção nas taxas de inscrição, cotas ou bolsas (como é o caso do Enem).

Inscrições

Independente do período, se no primeiro semestre ou no segundo, as inscrições são sempre virtuais e feitas pelo Site do Prouni.

Nele o candidato pode escolher duas opções de cursos e pode até mesmo trocar os cursos escolhidos enquanto o prazo de inscrição estiver aberto.

O candidato que for pré-selecionado deve ir até a instituição que escolheu estudar e entregar os documentos necessários, isso ainda não garante a vaga, é apenas uma forma de fazer uma comprovação das informações prestadas.

Após esse período a lista de candidatos aprovados é divulgada e então eles devem ir até a instituição realizar a matricula.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.