Prouni 2020: Tutorial COMPLETO para fazer sua inscrição nas vagas remanescentes 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) está com inscrições abertas para o preenchimento de cerca de 90 mil bolsas de estudo remanescentes. A inscrições são referentes ao segundo semestre deste ano e vão até 30 de setembro.  Os interessados podem se inscrever acessando a página do programa na internet. 

Prouni 2020: Tutorial COMPLETO para fazer sua inscrição nas vagas remanescentes 
Prouni 2020: Tutorial COMPLETO para fazer sua inscrição nas vagas remanescentes (Imagem: montagem FDR)

Segundo o Ministério da Educação, o prazo de inscrição do processo seletivo será único para todos os candidatos. Ou seja, os candidatos não matriculados na instituição e os já matriculados na mesma instituição para a qual querem fazer a inscrição têm o mesmo prazo para realizar a inscrição. 

As bolsas do Prouni são destinadas aos estudantes que tenham concluído todo o ensino médio na rede pública de ensino, ou na rede particular, na condição de bolsista integral

Para isso, é necessário que os candidatos tenham realizado a última edição da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pontuação mínima exigida é de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, além de não ter zerado a redação. 

No entanto, quanto maior for a nota do estudante no Enem, maiores serão as chances de ser contemplado com uma bolsa ofertada pelo ProUni

Existe ainda um critério de renda familiar para participar das seletivas. Nesse caso, a concessão da bolsa de estudo pode ser em duas modalidades: parcial (50%) ou integral (100%).  

  • Para bolsa parcial o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Para bolsa integral o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Podem se candidatar ainda professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. 

Contudo, nesse caso não é necessário se enquadrar no critério de renda do programa. O professor candidato deve integrar o quadro permanente da instituição, ter realizado a última edição da prova do Enem e atender ao critério de pontuação mínima exigida pelo MEC.

Ademais, também podem se inscrever pessoas com deficiência. Nesse caso, ao realizar a matrícula na faculdade, o candidato deve levar os documentos de comprovação. Não sendo necessário  ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral. 

Como fazer inscrição para as vagas remanescentes do Prouni

Primeiro, o candidato deve acessar o site do Prouni. 

Prouni 2020: Tutorial COMPLETO para fazer sua inscrição nas vagas remanescentes 
Prouni 2020: Tutorial COMPLETO para fazer sua inscrição nas vagas remanescentes (Imagem: reprodução Google)

Em seguida, deve informar seu CPF e o número de inscrição do último Enem, juntamente com a senha cadastrada.

Ao preencher, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem. É preciso confirmá-los ou realizar alterações, caso necessário.

Logo após é preciso responder ao questionário de inscrição. Nele contém algumas perguntas obrigatórias como dados pessoais e financeiros seu, e do seu grupo familiar.

E por fim, deve escolher duas opções de curso do seu interesse para concorrer à bolsa de estudos. Isso pode ser filtrado pelo nome da instituição de ensino, município ou curso.

Ao indicar alguma dessas opções é hora de escolher as graduações que tem relação com a pesquisa, e a disponibilidade, de acordo com o seu perfil socioeconômico indicado no momento do preenchimento do questionário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!