Prouni 2020.2: Candidatos já podem fazer inscrição para bolsas de estudos

Atenção estudantes, novos prazos importantes estão em vigor na definição de seu calendário acadêmico. Nessa semana, o Ministério da Educação informou que está aberta as inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Prouni. Ao todo, estão sendo ofertadas cerca de 90 mil bolsas e suas solicitações deverão ser feitas pela internet. Saiba mais.  

Prouni 2020.2: Alunos contemplados pelo programa já podem atualizar as bolsas de estudos (Imagem: Google)
Prouni 2020.2: Candidatos já podem fazer inscrição para bolsas de estudos (Imagem: Google)

O processo seletivo de bolsas remanescentes do Prouni diz respeito as vagas que não foram preenchidas no primeiro semestre.

Após a conclusão de todas as candidaturas previstas, o Ministério da Educação faz um balanço geral do número de desistentes ou desclassificados e assim dá início a uma segunda seleção.  

Processo de inscrição 

Os interessados, deverão se conectar ao site do Prouni e preencher o formulário digital nele presente. Basta informar os dados de identificação pessoal, ficar atento as regras de aceitação do projeto, informar o curso e universidade que deseja ingressar e confirmar a solicitação.  

As inscrições começaram nessa segunda-feira (14)e seguirão até o dia 30 deste mês. É válido ressaltar que, aqueles que tentaram uma vaga no primeiro semestre e não foram aprovados, ainda podem se candidatar para uma segunda oportunidade desde que cumpra as exigências de aceitação do projeto.  

Entre as determinações do MEC, é preciso: 

  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública.   
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede privada com bolsa de estudos integral da própria escola.  
  • Ser pessoa com deficiência.  
  • Ser professor efetivo da rede pública de educação básica.  

Outro informe importante é que, nesta edição, o calendário de inscrição será único. Ou seja, para novos, antigos e candidatos que já tinham pré matrícula, as solicitações deverão ser feitas no mesmo período, sem previsão de adiamento.  

Sobre o Prouni 

Trata-se de um programa desenvolvido ainda no governo Lula com a finalidade de facilitar o acesso ao ensino superior.

Por meio dele, os estudantes de baixa renda ganham a oportunidade de se matricular em universidades particulares podendo obter descontos de 50% e até mesmo 100% a depender da renda familiar bruta mensal registrada.  

Para pessoas com salários de até R$ 1,5 mínimo, a bolsa pode ser de 100%. Já para quem recebe cerca de três salários mínimos, o valor do desconto chega a ser de 50%. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.