Prouni 2020: Dá tempo de conseguir a sua bolsa de estudos em universidade particular

Ainda restam 12 dias para os candidatos que querem conseguir uma bolsa em uma universidade pública através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). As inscrições vão até o dia 30 de setembro deste ano e são dedicadas às vagas remanescentes de estudantes matriculados e não matriculados. Para se inscrever, é preciso atender requisitos básicos dentro do prazo.

Prouni 2020: Dá tempo de conseguir a sua bolsa de estudos em universidade particular
Prouni 2020: Dá tempo de conseguir a sua bolsa de estudos em universidade particular (Imagem: Reprodução/Google)

Entre os requisitos estão:

  • Ser estudante brasileiro sem diploma de curso superior;
  • Ter participado do Enem mais recente; e
  • Obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Quanto à redação, é preciso que o estudante não tenha zerado.

Quem pode participar?

Os alunos que estiverem dentro dos requisitos e tiverem interesse na bolsa podem concorrer às bolsas integrais, de 100%, desde que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Também existe acesso a bolsas parciais de 50%, desde que a renda familiar bruta mensal seja de até 3 salários mínimos por pessoa.

No caso de estudantes com deficiência, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Já os professores, devem compor a rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Como realizar a inscrição?

No ato da inscrição é possível que o candidato escolha até duas opções de instituições, cursos e turnos, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.

Durante o período de inscrições, as opções podem ser alteradas. A última inscrição confirmada será a validada. Esta etapa é totalmente gratuita e realizada pela internet.

É importante ressaltar que a conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, mas não a confirmação do benefício, estando sua concessão condicionada à comprovação do atendimento dos requisitos exigidos para ser bolsista do Prouni.

No caso dos candidatos que já estão matriculados em uma instituição de ensino, os mesmos podem se inscrever a uma bolsa remanescente em curso de área afim da própria instituição para posterior transferência para o curso em que se encontra matriculado.

No entanto, se aprovada, a bolsa não tem efeito retroativo, passando a viger a partir da data de emissão do Termo de Concessão de Bolsa Remanescente.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!