Na última segunda-feira (14), as agências do INSS voltaram a oferecer atendimento presencial, porém os médicos não retornaram aos trabalhos. Como consequência, as perícias médicas agendadas tiveram que ser suspensas.
A categoria dos médicos tomou essa decisão após apenas 12 das mais de 800 agências que oferecem perícia médica terem sido aprovadas nas vistorias realizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP).
“Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”, afirmou a ANMP. “Abrir apenas estas agências e manter fechadas as demais é inviável do ponto de vista gerencial e operacional e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda”, acrescentou.
O INSS informou que as inspeções começariam na segunda-feira (14), e a expectativa é que terminem até esta quarta-feira.
Por esse motivo, as perícias médicas continuam suspensas pelo menos até o dia 16, quando as inspeções devem ser concluídas e seja possível comprovar a adequação dos consultórios das agências para o atendimento ao público.
De acordo com o Instituto, as inspeções estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Além disso, declarou que tendo a aprovação da adequação dos consultórios, a perícia será retomada na unidade.
Segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim, ainda não se tem uma data prevista para a volta das perícias.
“Muito em breve nós informaremos quando estará disponível o agendamento da perícia. Ninguém vai ter nenhum prejuízo, quando for feita a nova perícia e o benefício for concedido, ele será retroativo à data de requerimento original”, declarou.
Mesmo sem as perícias as agências continuam atendendo e ofertando outros serviços, como avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
O atendimento presencial está sendo realizado com agendamento realizado através dos canais remotos, como o site do INSS, o aplicativo para smartphone Meu INSS e o telefone 135.
O funcionamento está acontecendo entre as 7h e 13h, e o instituto pede que os segurados não cheguem às agências com muita antecipação ao horário marcado.