Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem disponível uma série de serviços do órgão na palma da mão, tudo isso pelo app Meu INSS. Nele é possível por exemplo, pedir aposentadoria, ver extratos de pagamentos, agendar perícias e muito mais.

publicidade
Meu INSS: Funções do app, serviços disponíveis, e como criar cadastro
Meu INSS: Funções do app, serviços disponíveis, e como criar cadastro (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

O Meu INSS está disponível nas lojas de aplicativos de celulares Android e iOS. Para baixar, basta procurar pelo nome do app na loja.

Para fazer seu cadastro no Meu INSS, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.

Também é preciso responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade.

Serviços disponível no Meu INSS

Agendamento de atendimento

Um dos principais serviços disponíveis no aplicativo é o agendamento de atendimento presencial ou à distância. Também é possível agendar consulta de requerimentos em andamento.

Extrato de pagamento

Esse serviço é para o beneficiário acessar o histórico de pagamento que comprova o recebimento do benefício e a renda mensal. O extrato de pagamento detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício e pode ser utilizado para fins legais.

Agendar perícia

O serviço de agendamento de perícia médica é destinado para os requerimentos de benefício por incapacidade. Ao entrar na seção há as opções de perícia inicial, para aqueles que ainda não recebem o benefício, e perícia de prorrogação do benefício. Para marcar sua perícia não é necessário entrar no Meu INSS com senha cadastrada.

Solicitar salário-maternidade

Ao fazer o pedido, é necessário informar os dados da certidão de nascimento da criança, atestado de afastamento para maternidade, atestado de afastamento por motivo de aborto não criminoso ou documento da guarda judicial para fins de adoção.

Declaração de beneficiário do INSS

Permite que o cidadão imprima uma declaração comprovando a existência ou não de benefício em seu CPF. Ao tocar sobre o botão “Consultar”, a página faz o download do arquivo em PDF.

Pensão microcefalia

A pensão especial deve ser solicitada pelo seu representante legal. As crianças devem ser nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018 e beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada à Pessoa com Deficiência (Medida Provisória nº 894, de 4 de setembro de 2019). A pensão especial deve ser solicitada pelo seu representante legal.

Pedir aposentadoria

É possível fazer a solicitação de aposentadoria em diversas modalidades, como: aposentadoria por tempo de contribuição; por idade (rural e urbana) e aposentadoria da pessoa com deficiência.

Após selecionar a opção desejada, o requerente preenche um questionário com suas informações e envia junto à solicitação seus documentos digitalizados, caso necessário.

Simular aposentadoria

A ferramenta faz uma busca automática das informações de vínculos empregatícios registradas no sistema para dizer se já é possível se aposentar. Ou quanto tempo de trabalho ainda é necessário cumprir.

Os demais serviços podem ser acessados pelo aplicativo ou diretamente no site do INSS.

Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto