Cuidado! Golpe usando Receita Federal como cobaia faz milhares de vítimas

Golpistas estão usando o nome da Receita Federal para solicitar o pagamento em dinheiro de uma taxa de liberação de algum produto que ficou preso na Alfândega. O golpe está sendo aplicado pelas redes sociais.

Cuidado! Golpe usando Receita Federal como cobaia faz milhares de vítimas
Cuidado! Golpe usando Receita Federal como cobaia faz milhares de vítimas (Imagem: Reprodução/Google)

Caso alguém entre em contato para que você pedindo o depósito de um valor em dinheiro para liberar uma compra que ficou presa na Alfândega, desconfie. Os golpistas estão usando essa história para enganar milhares de vítimas, segundo a Receita Federal.

O estelionatário entra em contato com as vítimas pelas redes sociais e inicia a conversa de forma muito amigável. Ele afirma que mora fora do país e que possui boas condições financeiras. Logo em seguida, fala que uma compra enviada ao Brasil ficou presa na Alfândega.

Alguns golpistas afirmam que o produto é um presente para o novo amigo ou que é parte de sua mudança para o Brasil. Com a intenção de roubar, pede que sejam realizados depósitos ou transferências com o intuito de liberar a encomenda.

O ladrão envia até mensagem de falsos fiscais da Receita Federal mostrando dados. Após o descobrimento dessas ações criminosas a Receita Federal anunciou algumas recomendações e esclarecimentos para ajudar a população a não ser mais uma vítima dos golpistas, são elas:

  • A Receita Federal nunca liga ou manda mensagens cobrando pagamentos para liberar mercadorias, muito menos pelas redes sociais;
  • O pagamento de tributos federais sempre é feito por meio do DARF, ou seja, através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Nunca há a solicitação de depósito ou transferência em conta. Por esse motivo, a solicitação de um pagamento nessa modalidade já é suspeita;
  • Caso exista alguma encomenda por via postal, os Correios são os únicos responsáveis pelos procedimentos;
  • Caso a encomenda venha por Remessa Expressa (Courrier), deve ser por meio de uma das empresas habilitadas pela Receita;
  • Caso tenha sido vítima desse golpe, procure a Delegacia de Polícia Civil Especializada para fazer a denúncia.

As empresas habilitadas para fazer a entrega de encomendas por Remessa expressa pode ser conferida no Portal da Receita Federal. Como é possível perceber há formas de garantir sua segurança e evitar cair em um golpe.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.