O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem seu conteúdo programático baseado nas disciplinas da grade curricular do ensino médio. As provas testam o estudante com eixos temáticos de diversas áreas. As questões podem ser de uma única disciplina ou de maneira interdisciplinar. 

publicidade
Enem 2020: Estrutura da prova, número de questões e mais informações importantes
Enem 2020: Estrutura da prova, número de questões e mais informações importantes (Imagem: reprodução FDR)
publicidade

Confira a seguir como serão divididas as áreas de conhecimento do Enem 2020

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática (álgebra, geometria, etc.)
  • Redação

Quantas questões tem o Enem?

O exame, no total, é composto por 180 questões objetivas e uma redação. As perguntas objetivas são de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta para cada (representadas pelas letras A,B,C,D e E). 

As provas são divididas em dois dias. Para cada um deles, a organização define: 

  • 1º dia: 45 questões de Ciências Humanas e 45 questões de Linguagens e Códigos. Além da redação.
  • 2º dia: 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza

As perguntas são formadas por textos que fazem a contextualização da questão. Em algumas disciplinas contam ainda com quadros, histórias em quadrinhos e gráficos em sua composição. 

O Enem exercita a capacidade de interpretação textual e visual do participante com esse formato de prova. 

Como é o caderno de provas?

No dia do Enem, serão distribuídos quatro cadernos de prova diferentes. O material será composto da seguinte forma:  

Capa: Informações sobre o Enem; código de barras de identificação; informação sobre o número de questões e sua divisão; instruções para preenchimento do cartão-resposta; opção de cor a ser assinalada pelo estudante e frase de identificação para verificação ortográfica.

Provas: Os cadernos do Enem são divididos pelas quatro áreas do conhecimento definidas para o exame. Cada prova contém 45 questões. 

Folhas de resposta

  • Em cada um dos dias do Enem 2018, os estudantes receberão o cartão-resposta somente com os números das questões e as letras das alternativas. 
  • O cartão-resposta não pode ser rasurado. Se houver erro na marcação que dificulte a leitura óptica do corretor automático, a questão é anulada. 
  • Cada círculo deve ser preenchido totalmente (pintado) com caneta de tinta preta. 
  • A redação tem uma folha de resposta exclusiva para a transcrição do texto. A dissertação também deve ser escrita em caneta de tinta preta para que possa ser corrigida. 

Como é a redação do Enem?

A redação é a única parte discursiva da prova. O texto tem que ser transcrito na folha específica, a qual é identificada por um número de código de barras.

O Inep exige que o texto tenha o mínimo de 7 linhas e o máximo de 30. Redações em branco ou abaixo do mínimo de linhas serão desclassificadas, dando zero automático para o participante.

Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto