Prouni 2020 publica edital com aprovados na lista de espera; consulte!

Nesta segunda-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os pré-aprovados devem garantir a sua vaga comprovando as informações pessoais nas instituições de ensino até sexta-feira (28).

publicidade
Prouni 2020 publica edital com aprovados na lista de espera; consulte!
Prouni 2020 publica edital com aprovados na lista de espera; consulte! (Foto:FDR)
publicidade

O resultado pode ser consultado acessando a página de login do Prouni no endereço: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=prounialuno.mec.gov.br.

Essa comprovação de dados é fundamental para que seja realizada a matrícula na universidade. 

Por conta do Prouni ter critérios de renda e de histórico escolar para selecionar alunos, eles precisam atestar que se encaixam nos pré-requisitos para participar do programa.

As bolsas de estudo são parciais, que cobrem cerca de 50% da mensalidade ou integrais (100%) para os cursos de graduação e de formação continuada nas universidades particulares.

Requisitos para inscrição no Prouni

Para poder ter direito ao benefício, o estudantes precisam ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral, ou de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial.

Além disso, o candidato precisa ter feito o Enem, com nota mínima de 450 pontos em cada prova e não pode ter tirado zero na redação.

É preciso ainda se encaixar em uma das seguintes condições:

  • ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular, como bolsista integral;
  • ter alguma deficiência;
  • ser professor na rede pública (nesse caso, não é necessário comprovar renda).

Vagas

De acordo com o MEC, estão sendo ofertadas neste segundo semestre cerca de  167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, destas cerca de 60.551 bolsas são integrais e 107.229 bolsas são parciais

O programa permite que os candidatos escolham até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

Datas do segundo semestre:

  • Divulgação da lista de espera: 24 de agosto

Comprovação das informações junto às instituições de ensino: de 24 a 28 de agosto

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.