Lista de espera Prouni: Quais as chances de classificação?

Os estudantes podem obter bolsas de estudo em diversas faculdades particulares do país, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

publicidade
Lista de espera Prouni: Quais as chances de classificação?
Lista de espera Prouni: Quais as chances de classificação? (Foto: FDR)
publicidade

O programa começou em 2005 e já beneficiou cerca de 1,5 milhão de estudantes. O processo seletivo usa apenas a nota do Enem para classificar os candidatos, e o sistema é totalmente informatizado.

Apesar disso, o estudante “passar” no ProUni não significa que ele está matriculado na universidade. 

Aqueles que são pré-selecionados precisam apresentar os seus documentos e realizar a matricula presencial na faculdade escolhida.

Caso falte documentos, não cumpra os critério ou até haja pouca procura em alguns cursos, sobram algumas vagas. 

Para essas vagas restantes é utilizada a lista de espera do Prouni, para aqueles que não conseguiram a classificação na primeira chamada. 

A lista de espera acontece depois da segunda chamada dos pré-selecionados. Aqueles que desejam participar dessa lista tem um prazo para manifestar seu interesse, marcando a opção correspondente na página de acompanhamento de inscrição do ProUni.

Tipos de lista de espera do Prouni 

  1. Lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção

Pode participar o candidato que cumprir os seguintes requisitos:

  • Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares.
  • Ter sido pré-selecionado em sua segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.
  1. Lista de espera para o curso correspondente à sua segunda opção

Pode participar o candidato que cumprir os seguintes requisitos:

  • Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção de curso.
  • Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares e que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso.
  • Ter sido pré-selecionado em sua primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

Só pode participar da lista de espera aqueles candidatos que tenham feito a inscrição para o ProUni da mesma edição a qual vai concorrer, e tenham cumprido as exigências de participação no Programa. As vagas são abertas a cada semestre para os estudantes concorrerem.

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.