Lista de espera Prouni: Quais as chances de classificação?

Os estudantes podem obter bolsas de estudo em diversas faculdades particulares do país, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Lista de espera Prouni: Quais as chances de classificação?
Lista de espera Prouni: Quais as chances de classificação? (Foto: FDR)

O programa começou em 2005 e já beneficiou cerca de 1,5 milhão de estudantes. O processo seletivo usa apenas a nota do Enem para classificar os candidatos, e o sistema é totalmente informatizado.

Apesar disso, o estudante “passar” no ProUni não significa que ele está matriculado na universidade. 

Aqueles que são pré-selecionados precisam apresentar os seus documentos e realizar a matricula presencial na faculdade escolhida.

Caso falte documentos, não cumpra os critério ou até haja pouca procura em alguns cursos, sobram algumas vagas. 

Para essas vagas restantes é utilizada a lista de espera do Prouni, para aqueles que não conseguiram a classificação na primeira chamada. 

A lista de espera acontece depois da segunda chamada dos pré-selecionados. Aqueles que desejam participar dessa lista tem um prazo para manifestar seu interesse, marcando a opção correspondente na página de acompanhamento de inscrição do ProUni.

Tipos de lista de espera do Prouni 

  1. Lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção

Pode participar o candidato que cumprir os seguintes requisitos:

  • Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares.
  • Ter sido pré-selecionado em sua segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.
  1. Lista de espera para o curso correspondente à sua segunda opção

Pode participar o candidato que cumprir os seguintes requisitos:

  • Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção de curso.
  • Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares e que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso.
  • Ter sido pré-selecionado em sua primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

Só pode participar da lista de espera aqueles candidatos que tenham feito a inscrição para o ProUni da mesma edição a qual vai concorrer, e tenham cumprido as exigências de participação no Programa. As vagas são abertas a cada semestre para os estudantes concorrerem.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.