Enem 2020: Como é calculada a nota final das provas?

Em razão da pandemia do coronavírus, uma série de setores da educação foram afetados. Apesar das escolas estarem fechadas, para evitar a propagação da doença, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi mantido. A prova, prevista anteriormente para novembro, agora será em janeiro do ano que vem

Enem 2020: Como é calculada a nota final das provas?
Enem 2020: Como é calculada a nota final das provas? (Imagem: reprodução Google)

Com prova marcada e os estudos em dia, como saber a forma como é calculada a nota final do ENEM? Em nosso artigo, vamos ajudar com as dúvidas dos inscritos no exame.

O sistema utilizado para calcular a nota final no Enem é a metodologia Teoria de Resposta ao Item (TRI). Usado no mundo inteiro, o TRI tem o propósito de medir o grau de conhecimento do candidato. 

Das 180 questões das provas objetivas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), cada uma tem um grau de dificuldade e um peso. Sendo assim, pela lógica, as questões consideradas fáceis valeriam uma pontuação menor. 

Entretanto, não só isso é contado pela metodologia TRI. Além da pontuação de cada questão, o sistema também avalia a coerência do candidato. Nesse sentido, é possível avaliar o conhecimento de cada participante. 

Com isso, compreende-se que existem três tipos de candidatos: os que sabem pouco, os que têm bons conhecimentos e os que sabem muito. 

Primeiro, os candidatos que sabem pouco são os que têm maior chance de acertar as questões consideradas mais fáceis. 

Os candidatos de bom conhecimento vai oscilar entre os três níveis de dificuldade das questões. Ou seja, eles podem acertar fáceis, as médias e as difíceis. 

Já os candidatos considerados com muito conhecimento, por consequência, são aqueles que vão acertar as questões de todas as dificuldades da prova.

Por isso a nota do Enem acaba se tornando complexa de ser calculada antes dos resultados finais. Contudo, confira a seguir algumas dicas. 

Como calcular a nota do Enem?

A ansiedade em saber as médias feitas no principal exame para entrar em uma faculdade é comum em diversos estudantes. Afinal, as notas de cada participante só é lançada no sistema alguns meses depois de que foi realizada. 

Primeiramente, é preciso compreender que a média simples é calculada somando as notas das cinco provas e dividindo por cinco. 

Por outro lado, quando o vestibular determina pesos para cada uma das áreas do exame a situação é diferente. Nesse sentido, é necessário somar a nota as cinco notas, multiplicar pelos respectivos pesos e dividir pela soma dos pesos.

Como é calculada a nota da redação do Enem?

A redação do Enem possui um sistema de cálculo diferente do aplicado nas provas objetivas. 

Pelo fato das provas de redação serem corrigidas uma a uma, manualmente, o resultado do exame demora a sair. 

Por fim, o texto será avaliado anonimamente e tem uma nota de até 200 pontos atribuída em cada um dos seguintes itens: 

  1. Domínio do tema proposto
  2. Domínio da norma culta da Língua Portuguesa
  3. Organização lógica das ideias
  4. Coerência do texto
  5. Proposta de intervenção social

A soma da nota de cada quesito totaliza 1000 pontos, a nota máxima da prova de redação.