Novo Fies: Tudo o que precisa saber sobre o programa universitário

PONTOS CHAVES

  • Fies divulga calendário de 2020.2
  • Candidatos devem ficar atentos aos documentos solicitados
  • Critérios de seleção são alterados pelo governo
  • Validação do resultado deve ser feita com o banco

Governo Federal reformula projetos estudantis. Se você deseja entrar em uma universidade particular, mas não obtém recursos financeiros, fique atento as normas e calendários dos programas de ensino financiados pelo poder público. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já informou os prazos para as seleções de 2020.2.  

ProUni e Fies: É possível utilizar ambos os programas educacionais ao mesmo tempo?
Novo Fies: Tudo o que precisa saber sobre o programa universitário (Imagem: Google)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um projeto do governo federal que tem como objetivo permitir que estudantes de baixa renda possam se matricular nas universidades privada.

Temporariamente, o projeto custeia todas as mensalidades da instituição, cobrando ao aluno a devolução desse valor com um prazo de até 14 anos após sua formatura.  

Quem pode participar do Fies 

Para poder participar do Fies, o ponto mais importante é ter realizado a prova do Enem. Atualmente, o tempo de validade do exame é até o ano de 2010, exigindo uma média de até 450 pontos na prova geral e não podendo ter tirado 0 na redação.  

Além da avaliação, há uma outra série de critérios para a validação da inscrição. Os candidatos precisam ter uma renda per capita de até 3 salários mínimos, e não podem apresentar histórico de dívidas em programas de financiamento estudantil.  

É válido ainda ressaltar que, mesmo os inscritos no Programa Universidade Para Todos (ProUni) têm o direito de participar do Fies, desde que a seja para tenta a mesma graduação e o valor da mensalidade não ultrapasse a soma do ProUni.  

Datas do Fies 2020/2

  • Inscrições: 28 a 31 de julho  
  • Resultado: 4 de agosto  
  • Complementação das informações: 4 a 6 de agosto  
  • Lista de espera: 4 a 31 de agosto 

Como se inscrever no Fies?

Para poder se candidatar é preciso ficar atento aos prazos do projeto. Normalmente, são realizadas duas seleções por ano, sendo a primeira no mês de janeiro e a segunda em julho.

O processo de inscrição é feito todo online, pelo site do FiesSeleção, onde o usuário deverá conectar seu login por meio do CPF e senha registrados no Enem. Veja o passo a passo: 

  • Acesse o site do fies e clique em ‘minha inscrição > primeiro acesso’;
  • Depois informe o número do seu CPF e data de nascimento. Automaticamente o portal irá se conectar com seu registro do enem e você deverá informar a senha de acesso para receber o link de ativação da inscrição;  
  • Basta clicar no link enviado, conformar a solicitação e seguir as orientações repassadas; 
  • Feito isto, volte a página do Fies, selecione a opção ‘já sou cadastrado’ e informe o número do CPF e senha registrados anteriormente;  
  • Preencha os dados dos membros familiares, informe as documentações solicitadas e o número total de sua renda;  
  • Depois, basta escolher o curso de preferência, podendo tentar até três oportunidades.
Novo Fies: Tudo o que precisa saber sobre o programa universitário (Imagem: Google)

Para 2020, o Fies está ofertando 100 mil vagas, de acordo com o MEC. Dessa forma, o nível de prioridade dos aceitos leva em consideração os seguintes pontos:  

Regiões Prioritárias 

Avalia as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste.   

Cursos prioritários  

Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades.  

Prioridade para cursos com melhores notas  

Nesse caso, a seleção varia de acordo com a média das instituições, determinadas pelo MEC. Ao todo, a divisão ocorre a partir dos conceitos abaixo: 

  • Conceito 5: 35% das vagas  
  • Conceito 4: 30% das vagas  
  • Conceito 3: 25% das vagas  
  • Cursos recém autorizados: 10% das vagas 

Resultado do Fies 

O resultado do programa é divulgado também na página e o candidato deve ficar atento as listas de espera. Sendo aceito, ele deve fazer sua pré-inscrição pela internet.

Depois precisa ir até o centro de ensino e procurar pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para concluir a análise de seus documentos. Por fim, basta ir até o banco, apresentar o contrato e valida-lo.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.