Fies divulga lista com aprovados no segundo semestre; confira aqui!

Os selecionados para o FIES (Financiamento Estudantil) foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Educação. Nesta seleção dos alunos para o segundo semestre de 2020, foram disponibilizadas 30 mil vagas.

Fies divulga lista com aprovados no segundo semestre; confira aqui!
Fies divulga lista com aprovados no segundo semestre; confira aqui! (Imagem: Google)

Para conferir o resultado e ver os selecionados é preciso acessar o site do Fies. Os escolhidos tem até a próxima quinta-feira (6) para complementar as informações, e este processo pode ser feito também pela página do Fies.

Cronograma Fies

  • Resultado: 4 de agosto
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera: todos os candidatos não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)

FIES

O Fies é um programa que tem a finalidade de financiar cursos superiores em universidades particulares e possui atualmente duas categorias: a primeira, oferta vagas com juros zero para os estudantes que contam com renda mensal familiar de no máximo três salários mínimos.

Na segunda, batizada de P-Fies, é voltada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos e os juros dependem do banco.

De acordo com o Edital, podem se inscrever:

  • Quem fez o Enem a partir de 2010 e tirou média igual ou maior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha tirado zera na redação.
  • Candidato que tenha renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

O candidato interessado no Fies pode selecionar até três opções de curso, turno e local em que o curso será oferecido. A seleção é de acordo com o desempenho no Enem.

Em caso de empate, a escolha será através das seguintes notas nesta ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

Como funciona o financiamento

  • Fase de utilização: No período de estudos, o estudante deve pagar todos os meses o valor do encargo operacional fixado em contrato. Além deste encargo, o seguro de vida também deve ser pago durante o financiamento.
  • Fase de carência: As novas regras do Fies, a partir de 2018 retiraram o período de carência para o começo do pagamento da dívida.
  • Amortização: Após a conclusão do curso, a fase de amortização começa. Até 2017, depois que concluísse o curso, o estudante continuava pagando os juros por um período de um ano e meio, da mesma forma que pagava durante o período dos estudos, trimestralmente. Esse tempo era levado em consideração pelo programa como uma forma de equilíbrio financeiro por parte do estudante.
  • Pagamento imediato: Com as novas regras, o pagamento da dívida tem início já no primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o estudante possua renda (o pagamento será retido da fonte mensalmente).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.