Os bancos Nubank, Itaú e Inter anunciaram a integração ao PIX. A ideia é que os clientes possam realizar transferências bancárias para empresas e pessoas 24 horas por dia e 7 dias por semana, de forma rápida e sem burocracia.
O Nubank já está oferecendo o pré-cadastro para o PIX e a expectativa é que os bancos Itaú e Inter comecem nos próximos dias. Com o PIX os clientes desses três bancos poderão transferir dinheiro até nos feriados, e após o horário limite dos serviços bancários.
Outra vantagem do PIX é que é um processo muito simples, prático e rápido, cerca de 10 segundos para cada transação. Por esses motivos há um grande interesse dos bancos em integrar essa forma de pagamento aos seus serviços.
PIX: o que é e como funciona?
O Banco Central (BC) anunciou em fevereiro uma forma de realizar pagamentos e transferências instantâneos. A estimativa do BC é que o novo sistema de transferência de dinheiro seja lançado apenas em novembro.
A criação do Pix é algo inovador para o Banco Central que, pela primeira vez, deixará de ser o regulador e fiscalizador bancário para ser criador da inovação. Com um QR Code, link ou dados de cadastro, será possível realizar um pagamento.
Com o PIX quem não possui um cartão de crédito poderá fazer compras nos fins de semanas e feriados o que não é possível nas TEDs. Dessa maneira, esse grupo poderá ter uma movimentação financeira mais ativa.
Será o fim do DOC e TED?
TED e DOC são dois tipos de operações financeiras que permitem realizar transferência de dinheiro entre diferentes bancos. Com o TED (Transferência Eletrônica Disponível) o pagamento cai no mesmo dia caso a operação aconteça até às 17h, num prazo máximo de 60 minutos.
Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) tem um limite máximo de R$ 4.999,99 por operação e o valor cai no dia seguinte. Caso seja uma operação realizada após às 22h o prazo pode ser maior.
O TED não tem limite de transferência. Os bancos cobram taxas para ambos os serviços, porém com o PIX será possível fazer uma determinada quantidade de DOCs e TEDs sem ser cobrada nenhuma taxa.