Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber mensagens para realizar a prova de vida online. A nova modalidade de comprovação faz parte dos testes do Instituto em substituir a prova presencial por uma virtual.
Na primeira etapa dos testes, no entanto, nem todos os beneficiários vão participar da prova de vida online. Está prevista a participação de 500 mil segurados do INSS que possuem carteira de habilitação e/ou título de eleitor.
Segundo o Instituto, o grupo selecionado para realizar a prova online está cadastro nos sistemas biométricos do Tribunal Superior Eleitoral e Departamento Nacional de Trânsito.
As bases de dados dos dois órgãos serão utilizadas para gerenciar quem pode ou não realizar a comprovação de vida por meio dos dispositivos móveis.
Com isso, é preciso estar atento, pois o INSS já está notificando quem precisa fazer a prova de vida online. O contato será feito por meio de mensagens enviadas pelo portal ou do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 e do e-mail.
Os segurados que participarem dos testes terão suas provas de vida garantidas. Sendo assim, não precisam ir até uma agência bancária para fazer a comprovação neste ano.
Por outro lado, os aposentados e pensionistas que ficaram de fora dos testes, não precisam fazer a prova de vida por agora. Segundo o INSS, por consequência da pandemia do coronavírus, as provas estão suspensas até 30 de setembro.
Como será a prova de vida digital
A prova de vida digital será feita por biometria facial, com o uso da câmera do dispositivo móvel do beneficiário. Para isso, é preciso ter instalado o aplicativo Meu INSS e o aplicativo do governo digital, que vai comprovar se trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.
O teste de prova de vida digital só estará disponível para os beneficiários selecionados. Então, no aplicativo a opção só aparecerá para quem se enquadra nos critérios de seleção.
Na prova de vivacidade, o segurado é orientado pelo aplicativo Meu GOV.BR a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria por meio de foto.
Já na prova de identidade, caso a biometria do cidadão seja do TSE, será preciso informar o número do título de eleitor.
No caso da biometria seja do Denatran, será necessário informar a data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).