INSS cria sistema expresso para entrega dos documentos nas agências

Na última segunda-feira (10), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma série de orientações para a entrega de documentos junto ao órgão. Trata-se da Portaria 205 Dirat/INSS, publicada no dia 7 de agosto desse ano. Essa portaria trata da Exigência Expressa e deve ser implantada em todas as unidades do INSS pelo país. Vale ressaltar que, a ideia é regulamentar a entrega de documentos para cumprimento e análise de solicitações ao órgão.

INSS cria sistema expresso para entrega dos documentos nas agências
INSS cria sistema expresso para entrega dos documentos nas agências (Foto: Google)

Por conta da pandemia, desde o mês de março, o INSS tem trabalhado de forma remota. Com isso, muitos serviços estão sendo realizados de forma online e alguma exigências precisam ser cumpridas de forma presencial.

Com a portaria, o intuito é criar um meio alternativo para que o segurado possa entregas esses documentos.

Como vai funcionar a Exigência Expressa?

A ideia é muito simples: o instituto pretende instalar urnas nas entradas de todas as unidades. Nelas, o segurado poderá depositar seus documentos, no caso apenas as cópias simples. Esses documentos serão requisitados pelo INSS, para cumprimento de alguma exigência.

No mês de julho, a cidade de São Paulo tem feito um teste com esta modalidade e tem obtido resultados positivos. Viu-se essa necessidade, por conta do grande número de pedidos parados por falta de atendimento presencial.

É preciso ressaltar que a exigência de documentos pode ser cumprida pelo aplicativo Meu INSS. O problema é que nem todos os segurados conseguem ou podem fazer dessa forma. Por isso, criou-se essa ideia de instalar as urnas.

Durante o teste em São Paulo, o INSS começou a expandir a novidade para outros estados do país. Agora, com a portaria, será possível colocar em todo o Brasil.

Como funciona?

Primeiramente, o segurado deverá fazer um agendamento, seja pelo telefone 135 ou através do portal Meu INSS (site ou aplicativo). Com isso, será gerado um número de protocolo e o indivíduo deverá anotar no envelope, onde estarão os documentos.

Durante o agendamento, o INSS irá instruir o segurado sobre como proceder e quais serão os documentos necessários.

A urna fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, em qualquer localidade do país.