Meu INSS permite acompanhar pedido de aposentadoria, auxílio doença e mais

Com novas funcionalidades lançadas para o Meu INSS, portal de gerenciamento de informações do Instituto Nacional do Seguro Social, agora ficou mais fácil realizar algumas atividades na plataforma.

Meu INSS permite acompanhar pedido de aposentadoria, auxílio doença e mais (Reprodução/Internet)
Meu INSS permite acompanhar pedido de aposentadoria, auxílio doença e mais (Reprodução/Internet)

A atualização permitiu que o caminho para realizar a consulta de informações ficasse mais fácil, sendo possível acessar o sistema sem a necessidade de uma senha.

Leia Também: Meu INSS é atualizado com nova versão e layout diferente

Além disto, os serviços que não exigem a senha foram redirecionados e colocados na página inicial do portal de atendimento do INSS.

Pela plataforma é possível evitar, por exemplo, que o beneficiário espere por mais tempo que o necessário para realizar o saque de benefícios e valores atrasados, nos casos de concessão.

A ferramenta permite também fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

No final de fevereiro foi lançado um pacote de mudanças visuais no MEU INSS. Mas, mesmo com isto o portal ainda encontra-se com atraso na atualização das informações referentes a reforma da Previdência.

Leia Também: Diferença de pagamento no Bolsa Família desperta posicionamento do Congresso

Um dos serviços impactados com a falta da atualização é o da calculadora que simula o tempo no qual falta para o contribuinte se aposentar. Este ponto está temporariamente indisponível.

Vale destacar que podem acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.

Meu INSS

Lançado em julho de 2018, a iniciativa fez parte das ações tecnológicas desenvolvidas pelo governo para tentar auxiliar em possíveis colapsos de solicitações presenciais ao INSS.

Com a ferramenta foi possível realizar 1,1 milhão de análises automáticas de benefícios no ano passado. E a partir de novas mudanças, a expectativa é de facilitar o uso para diversos brasileiros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!