Os estudantes podem obter bolsas de estudo em diversas faculdades particulares do país, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O programa começou em 2005 e já beneficiou cerca de 1,5 milhão de estudantes. O processo seletivo usa apenas a nota do Enem para classificar os candidatos, e o sistema é totalmente informatizado.
Apesar disso, o estudante “passar” no ProUni não significa que ele está matriculado na universidade.
Aqueles que são pré-selecionados precisam apresentar os seus documentos e realizar a matricula presencial na faculdade escolhida.
Caso falte documentos, não cumpra os critério ou até haja pouca procura em alguns cursos, sobram algumas vagas.
Para essas vagas restantes é utilizada a lista de espera do Prouni, para aqueles que não conseguiram a classificação na primeira chamada.
A lista de espera acontece depois da segunda chamada dos pré-selecionados. Aqueles que desejam participar dessa lista tem um prazo para manifestar seu interesse, marcando a opção correspondente na página de acompanhamento de inscrição do ProUni.
Tipos de lista de espera do Prouni
- Lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção
Pode participar o candidato que cumprir os seguintes requisitos:
- Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares.
- Ter sido pré-selecionado em sua segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.
- Lista de espera para o curso correspondente à sua segunda opção
Pode participar o candidato que cumprir os seguintes requisitos:
- Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção de curso.
- Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares e que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso.
- Ter sido pré-selecionado em sua primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.
Só pode participar da lista de espera aqueles candidatos que tenham feito a inscrição para o ProUni da mesma edição a qual vai concorrer, e tenham cumprido as exigências de participação no Programa. As vagas são abertas a cada semestre para os estudantes concorrerem.